Missão belga destaca evolução nos novos Faróis do Saber e Inovação – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma missão com representantes da Bélgica conheceu o programa dos Faróis do Saber e Inovação da Prefeitura de Curitiba. O grupo visiou nesta quinta-feira (5/7) a unidade Manuel Bandeira, que fica anexa Escola Municipal Professor Herley Mehl, no Pilarzinho, onde acompanharam também uma oficina de criação de jogos didáticos.

“Ficamos impressionados com a ideia. O Farol evoluiu para o digital, mas mantém o espaço de livros”, comentou Bénédicte Wilders, diretora-geral de Atendimento, Operações Internacionais e Rede de Negócios da Agência Bruxelas de Investimento e Exportação, para quem a visita foi muito positiva. 

O conselheiro Econômico e Comercial da Agência Bruxelas de Investimento e Exportação junto ao Consulado da Bélgica no Rio de Janeiro, Stefano Missir di Lusignano, se disse impressionado com o processo de aprendizagem dos estudantes nos faróis, desde a escolha do tema, imersão, desenvolvimento e prototipagem. “É a evolução de uma importante biblioteca para um espaço de tecnologia e inovação que prepara esses jovens para o mercado de trabalho em um espaço icônico, que se torna referência como local de saber na cidade”, afirmou.

Equipe

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, acompanhou a demonstração do jogo e parabenizou os estudantes presentes. “É uma alegria ver que o espaço educativo reverbera ações de pesquisa, protagonismo e trabalho coletivo”, disse a secretária.

A coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria, Estela Endlich, explicou para a gerente regional para a América Latina da Agência Bruxelas de Investimento e Exportação, Camille Jeuniaux, que a Prefeitura de Curitiba tem investido na implantação de espaços que se configuram como ambientes inovadores de aprendizagem para que crianças, jovens e adultos possam inventar, planejar e construir, baseados na ideia do faça você mesmo, por meio de um trabalho colaborativo.

“O Farol do Saber e Inovação é um espaço baseado na aprendizagem criativa mão na massa, prática, em que as crianças podem construir protótipos com impressora 3D unindo”, explicou Estela.

Ela destacou que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, desenvolve várias iniciativas para tornar a educação inovadora, prática e contextualizada. Um dos exemplos é o projeto de Robótica Educacional, que transforma estudantes em pesquisadores da ciência e da tecnologia; outro é o Jornal Eletrônico Extra, Extra!, que motiva o protagonismo dos estudantes com a divulgação de textos online. Há ainda o projeto Cientistas na Escola, que promove a experimentação, a prática do estudo à descoberta científica nas unidades da rede municipal.

O assessor de relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin, que acompanhou a comitiva nos compromissos na cidade, explicou que a internacionalização de Curitiba se dá em várias frentes de trabalho. “A união da educação pela inovação demonstra o compromisso com as futuras gerações curitibanas.” comentou.

Jogo das Araucárias

Na oficina de jogos, os participantes escolheram como tema do jogo a Floresta com Araucária, fizeram pesquisas, criaram protótipos das peças e elaboraram um tabuleiro para ser utilizado com estudantes das turmas de 4º e 5º anos, durante o recreio. Com o uso de um dado temático o jogo reúne perguntas sobre a araucária, símbolo da cidade.

O estudante Bruno Eduardo Carvalho, 11 anos, disse que foi “muito ineteressante” receber a visita da secretária e da comitiva belga. “Hoje tive a oportunidade de apresentar nossas ideias e trabalhos para pessoas que sistematizam a educação em países diferentes e eu espero que tenha feito a diferença pra eles”, afirmou.

Presentes

Também participaram da visita Mathilde Prete, gerente de Relações Governamentais do Grupo Schréder; a consultora Véronique Collage; a diretora da Escola Municipal Herley Mehl, Karine Lara Braun, e a assessora internacional da Prefeitura Tisa Kastrup.

Como parte da programação em Curitiba, os belgas acompanharão o jogo Brasil e Bélgica na Praça Espanha.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/missao-belga-destaca-evolucao-nos-novos-farois-do-saber-e-inovacao/46753.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …