Secretaria Municipal de Saúde promove ação para idosos na USF Funcionários I

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover uma ação para incentivar o uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A atividade, voltada para os usuários idosos, acontece neste sábado (7), das 8h às 12h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Funcionários I.

Durante toda a manhã, os usuários terão acesso a palestra sobre a importância do uso da caderneta do idoso; preenchimento completo da caderneta, avaliações bucal, nutricional e fisioterapêutica; dinâmicas de grupo; verificação de pressão arterial e glicemia; auriculoterapia e café da manhã.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa tem a finalidade de qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no SUS e funciona como auxiliar no acompanhamento da saúde, sendo utilizada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, seus familiares e cuidadores. Com a caderneta, serão registradas e acompanhadas, pelo período de cinco anos, as informações sobre dados pessoais do idoso, assim como suas condições de saúde e seus hábitos de vida.

No primeiro semestre deste ano, a SMS realizou capacitações para os profissionais da rede municipal sobre o uso da caderneta do idoso com o objetivo de prestar melhor assistência a esse público. Foram capacitados profissionais de diversas categorias, incluindo: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros.

Saúde do Idoso – O Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi) é referência no atendimento às pessoas idosas e oferece diversas especialidades médicas: angiologia, geriatria, gastroenterologia, ginecologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia e reumatologia. Além do atendimento em fisioterapia, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social e grupos de apoio e convivência.

Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 195 equipes de Saúde da Família (ESF), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar. São oferecidas ainda atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

 

O post Secretaria Municipal de Saúde promove ação para idosos na USF Funcionários I apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-promove-acao-para-idosos-na-usf-funcionarios-i/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …