Projeto para ampliar área de jiraus é aprovado na CCJ





DA REDAÇÃO

O Projeto de Lei (PL 130/2017) apresentado pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, que estabelece parâmetros para a implantação de jiraus foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O objetivo da propositura é corrigir uma distorção que limita os pequenos lojistas que necessitam de espaço para guardar suas mercadorias.

Da forma como está atualmente previsto no Código de Obras, o varejista pode ocupar, no máximo, o equivalente a 30% da área da loja para ser usado como jirau (estrutura instalada no mezanino exclusivamente para guardar o estoque), espaço que na maioria das vezes é insuficiente.

O Projeto estabelece novos parâmetros ao aplicar coeficientes para o cálculo do tamanho do jirau, uma forma mais justa para os pequenos comerciantes. Desta forma, a loja que tiver até 120m² pode dispor de até 70% de jirau, enquanto os comércios acima de 400m² mantêm os 30%. “Da maneira como está hoje, limita muito o espaço, em especial dos pequenos comerciantes, dificultando a sua capacidade para o depósito de mercadorias”, explica o vereador Aurélio Nomura.

Para o líder do governo, o ganho na capacidade de estoque reduzirá o fluxo de caminhões em trânsito pela cidade e diminuirá também os custos para o comerciante.

“A loja que tem uma área de estoque pequena precisa ser abastecida com mais frequência e o transporte destas mercadorias entre o depósito e o ponto comercial tem como consequência um fluxo intenso de caminhões nas vias. Além disso, esta logística gera mais custos ao comerciante que poderia investir este dinheiro na geração de empregos, aumentando assim a arrecadação municipal”, destaca o vereador Nomura.

Acompanhe outros Projetos em tramitação do vereador Aurélio Nomura aqui. Você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos por meio do formulário “Fale com o vereador”.


Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/projeto-para-ampliar-area-de-jiraus-e-aprovado-na-ccj/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …