Esterilização compulsória de mulher é tema de debate em comissões – Câmara Notícias

As comissões de Seguridade Social e Família; e de Legislação Participativa debatem nesta quarta-feira (11) decisão judicial recente que determinou a esterilização compulsória de uma mulher residente em Mococa (SP).

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) que propôs o debate, explica que, no mês de junho, um juiz de Mococa determinou que uma mulher de 36 anos de idade, fosse submetida compulsoriamente a uma cirurgia de esterilização (laqueadura tubária). Segundo o parlamentar, o pedido do Ministério Público foi atendido sem a realização de nenhuma audiência ou nomeação de defensor público.

“Quando o recurso do município – contra a esterilização compulsória – chegou ao Tribunal de Justiça de São Paulo, a mutilação já havia ocorrido”, explica. “Precisamos nos responsabilizar por contribuir para que o sistema de Justiça resguarde os direitos das mulheres, ao invés de suprimi-los arbitrariamente – como tem feito de modo sistemático, em especial contra mulheres negras, indígenas, LGBT e em situação de pobreza”, afirma Wyllys.

Foram convidados:
– a coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher a Defensora Pública do Estado de São Paulo, Paula Sant Anna Machado de Souza;
– a diretora presidente da Associação Artemis – ONG contra violência doméstica e obstetrícia, Raquel Marques;
– a representante da Rede de Instituições do Borel e Coordenadora do Grupo Arteiras,
Mônica Francisco; e
– presidente da ANIS – Instituto de Bioética, Débora Diniz.

O debate será realizado às 16h30, no plenário 7.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Projeto libera recursos do Suas para compra de álcool em gel e máscaras — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado proposta que autoriza a utilização de recursos do Sistema Único de …