Humberto Costa critica “ilegalidades” envolvendo habeas corpus de Lula — Senado Notícias

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta segunda-feira (9) que o país ficou estarrecido com o que ele chamou de “festival de ilegalidades” cometidas nas decisões judiciais envolvendo pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula.

Segundo ele, o descumprimento da decisão do desembargador Rogério Favreto, pela libertação do ex-presidente, contou com a participação de integrantes do Poder Judiciário em férias, que usaram como argumento um conflito de competência inexistente.

Há, inclusive, a suspeita de participação de autoridades até mesmo do Executivo, acrescentou o senador.

— Hoje temos a clareza absoluta e total de que Lula é, de fato, um preso político; de que o objetivo da sua condenação e da sua prisão é impedir que ele volte a ser presidente da república.

O pior, acrescentou Humberto, é que alguns querem politizar a questão, alegando que Favreto foi filiado ao PT. Ele lembrou que outros ministros, incluindo alguns atualmente no exercício do cargo, já foram filiados a outros partidos, sem que qualquer pessoa questionasse isso.

Humberto criticou ainda a transmissão das sessões de julgamento no Judiciário. A veiculação, na opinião dele, pode fazer com que os juízes sofram ataques nas ruas, por julgarem contrariamente à opinião pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/07/09/humberto-costa-critica-ilegalidades-envolvendo-habeas-corpus-de-lula.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Eduardo Gomes defende MP com medidas de socorro ao setor aéreo — Senado Notícias

Foi aprovada nesta quarta-feira (15) a Medida Provisória 925/2020 — que, com as alterações feitas …