Comissões debatem, em São Paulo, situação das ocupações urbanas – Câmara Notícias

Rovena Rosa/Agência Brasil

O prédio que desabou no dia 1º de maio na cidade de São Paulo

As comissões de Desenvolvimento Urbano e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizam hoje, em São Paulo (SP), uma audiência pública para discutir com autoridades e entidades sociais a situação das ocupações urbanas.

O debate foi pedido por vários deputados, após o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo, na madrugada do dia 1º de maio, por causa de um incêndio. O prédio de 26 andares, de propriedade da União, era ocupado por 146 famílias sem-teto. 

“Há ao todo, segundo a secretaria da Habitação, cerca de 70 prédios invadidos no centro paulistano. Neles moram entre 3 mil e 4 mil famílias. Ao todo, há 206 imóveis ocupados ilegalmente na cidade, abrigando 46 mil famílias. Alguns desses locais reúnem características parecidas ao que desabou. Daí a nossa enorme preocupação de que outra tragédia anunciada ocorra em breve”, disse a deputada Ana Perugini (PT-SP), uma das requerentes da audiência.

No dia 3 de maio, os deputados Margarida Salomão (PT-MG), Edmilson Rodrigues (Psol-PA), Nilto Tatto (PT-SP) e Luiza Erundina (Psol-SP), que também pediram o debate, fizeram uma visita técnica a São Paulo para falar sobre habitação de interesse social. Os deputados foram à prefeitura e à área onde o prédio caiu.

Foram convidados para discutir o assunto:
– a assessora da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades Alessandra D’Avila; 
– a secretária-executiva das Parcerias Público-Privadas de Habitação do Governo do Estado de São Paulo, Andra Robert; 
– a chefe da Divisão de Regularização Fundiária e Habitação, da Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo, Mirella Loreto Lumack do Monte;
– a assessora da Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo Márcia Maria Fartos Terlizzi;
– a coordenadora do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Luiza Lins Veloso;
– o representante da Unificação das Lutas de Cortiços e Moradias Sidnei Pita; e
– a coordenadora da Frente de Luta por Moradia, Carmen da Silva Ferreira.

A audiência está marcada para as 9h30, na Câmara Municipal de São Paulo.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …