Ecossistema de inovação favorece o empreendedorismo, diz especialista – Prefeitura de Curitiba/PR

O ecossistema de inovação de Curitiba, que potencializa incubadoras, aceleradoras e promove o coworking público é um diferencial favorável ao empreendedorismo. O destaque à inciativa do Vale do Pinhão é do especialista Antal Varga, da Zero Perda Treinamentos Gerenciais. Palestrante da quinta-feira (12/7) no ciclo SÓMEI do Worktiba Barigui, Varga disse que os processos desenvolvidos na cidade se somam ao empreendedorismo convencional ao  social, ao intraempreendedorismo e ao modelo das startups.

Segundo Varga, as palavras-chave para empreender são: oportunidade, planejamento, capacitação e educação. “Não são garantias de sucesso absoluto mas, viabilizadores de uma jornada empreendedora com menos imprevistos”.

Na sua abordagem, o especialista em empreendedorismo também destacou formas de investimento tradicionais e inovadoras como o coletivo, e ainda, por “investidores-anjo”. Nestes casos o investimento se dá em troca de participação com aporte de conhecimento, o chamado smart money. “Inovar não é necessariamente inventar. A inovação é um processo e está muito mais na experiência do usuário que propriamente no produto ou serviço”, disse.

Entusiasmado com o conteúdo exposto, o empreendedor Anderson Fábio Dore ressaltou a iniciativa do Worktiba no compartilhamento de conhecimento. “Participo de quase todas as palestras. É muito importante somar novas ideias ao nosso negócio e bater papo com outros empreendedores”.

O ciclo de palestras SÓMEI surgiu de um pedido dos coworkers do Worktiba Barigui, que na sua maioria estão enquadrados como empreendedores da categoria de Micro Empreendedores Individuais (MEI) que buscam informações e conteúdo para o desenvolvimento de ideias e negócios. O projeto conta com o apoio técnico do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) na organização das palestras e gestão do espaço. 

As palestras do ciclo SÓMEI acontecem todas as quartas-feiras às 15h no Worktiba Barigui. Todas as palestras são gratuitas, abertas ao público em geral e com inscrição na hora e no local do evento. A sede do Worktiba é ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui, na  Alameda Burle Marx, s/n, Santo Inácio. A próxima palestra será no dia 18/7, quarta-feira, com o tema: “Voluntariado Coorporativo”, pela a especialista Tânia Mara Cardoso.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ecossistema-de-inovacao-favorece-o-empreendedorismo-diz-especialista/46825.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …