Ministra Laurita Vaz participa da posse da nova presidente do TSE – STJ

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, participou nesta terça-feira (14) da posse da nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber. Oriunda do Supremo Tribunal Federal (STF), ela substitui na corte eleitoral o ministro Luiz Fux e ficará no cargo até maio de 2020, quando completa o seu biênio no tribunal.

Na mesma cerimônia, o ministro Jorge Mussi foi empossado no cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral, em substituição ao ministro Napoleão Nunes Maia Filho. O ministro do STF Luis Roberto Barroso tomou posse como vice-presidente do TSE.

Em seu discurso de posse, a ministra Rosa Weber destacou o papel do Tribunal Superior Eleitoral como responsável pela “organização do exercício da democracia” e pela garantia de estabilidade e lisura nas Eleições Gerais de 2018. A nova presidente do TSE também ressaltou que a implementação das urnas eletrônicas representou sinônimo de segurança nas eleições e possibilitou a superação de antigos problemas no sufrágio, como a apuração dos resultados.

Composição

O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da corte. Outros dois ministros são do STJ, um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Completam o tribunal dois juristas oriundos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Atualmente, são membros titulares do TSE os ministros do STJ Napoleão Nunes Maia Filho e Jorge Mussi, e membros substitutos os ministros Og Fernandes e Luis Felipe Salomão.

Em sessão realizada no dia 8 de agosto, o Pleno do STJ elegeu o ministro Og como membro efetivo do TSE para o biênio 2018-2020, e o ministro Mauro Campbell Marques como substituto. 

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/wUQieRnNahQ/Ministra-Laurita-Vaz-participa-da-posse-da-nova-presidente-do-TSE.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …