STJ assina acordo de cooperação com TJBA para aprimorar sistema de precedentes – STJ

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, assinou nesta quinta-feira (16) um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para aprimorar a aplicação prática do sistema de precedentes estabelecido pelo Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015). O acordo de cooperação técnica terá a duração de 60 meses.

Segundo a ministra, o STJ tem se empenhado em promover um trabalho colaborativo com todos os tribunais, no intuito de melhorar a prestação jurisdicional. “Tenho a convicção de que a atuação conjunta e articulada dos tribunais do país representará efetivos ganhos para a estabilidade e a coerência da jurisprudência, bem como para a efetivação do princípio da isonomia”, afirmou.

A parceria é fruto do trabalho desenvolvido pelo STJ em conjunto com os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais visando à implantação dos Núcleos de Gerenciamento de Precedentes (Nugeps), com o objetivo de acelerar o trâmite processual e a redução do estoque de processos em todo o país.

A Comissão Gestora de Precedentes do STJ analisa os recursos indicados pelos Nugeps das cortes de segundo grau. A correta identificação das demandas de massa possibilita aos magistrados julgar com mais eficiência ações semelhantes, proferir decisões harmônicas e dar mais segurança ao jurisdicionado.

Celeridade

O presidente do TJBA, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, ressaltou que a parceria será importante para aumentar a celeridade dos julgamentos da corte: “Somente a justiça divina é perfeita, mas devemos perseguir a perfeição. Temos de aprimorar filtros e sistemas em benefício de toda a coletividade. Essas ferramentas desenvolvidas pelo STJ, de controle de processos, diminuem consideravelmente o tempo de tramitação de demandas.”

Além de juízes e desembargadores do TJBA, o evento contou com a presença do vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, e de dois ministros que integram a Comissão Gestora de Precedentes do tribunal: Paulo de Tarso Sanseverino, seu presidente, e Rogerio Schietti Cruz.

O TJBA é o sexto tribunal do país a assinar esse tipo de acordo com o STJ. Até agora, o Tribunal da Cidadania já firmou acordo semelhante com o Tribunal Regional Federal da 1ª Região e os Tribunais de Justiça do Pará, de Minas Gerais, do Distrito Federal e de São Paulo.

Obrigações mútuas

O acordo estabelece obrigações mútuas para os dois tribunais. Caberá ao STJ, entre outras atribuições, disponibilizar material didático e realizar cursos práticos relacionados à organização de precedentes, triagem processual, procedimentos de trabalho e elaboração de minutas de decisões para treinamento de servidores e colaboradores do TJBA.

O STJ também vai auxiliar o tribunal baiano a elaborar possíveis propostas de normativos que objetivem a implementação das medidas de aprimoramento da aplicação prática do sistema de precedentes estabelecido no novo CPC e a gestão de processos correlatos a esse sistema.

O TJBA deverá organizar o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e a Comissão Gestora de Precedentes, nos termos da Resolução 235/2016 do Conselho Nacional de Justiça, e proceder ao devido controle de processos suspensos por afetação de temas repetitivos, recursos representativos de controvérsia ou temas de incidente de assunção de competência no STJ, com a coleta de dados de aplicação de teses firmadas nos precedentes, também nos termos da Resolução 235.

O TJBA também terá de encaminhar relatórios trimestrais ao STJ para informar os resultados alcançados com a triagem processual e a delegação decisória.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/CjDQmR7V8b8/STJ-assina-acordo-de-coopera%C3%A7%C3%A3o-com-TJBA-para-aprimorar-sistema-de-precedentes.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …