Presidente do STF inaugura Espaço de Imprensa Ministro Teori Zavascki – STF

“É uma singela homenagem que os 11 ministros que compõem atualmente o Supremo Tribunal Federal prestam a esse grande cidadão e magistrado brasileiro, que é o ministro Teori Zavascki”, afirmou a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, nesta terça-feira (28), na inauguração do Espaço de Imprensa Ministro Teori Zavascki, local de trabalho dos jornalistas que acompanham as pautas do Supremo.

A presidente do STF afirmou que a homenagem se deve ao fato de que o ministro Teori Zavascki, falecido em acidente aéreo em janeiro de 2017, lutava por todas as formas de liberdade. “A decisão do STF de deixar marcado esse espaço com seu nome é por tudo que ele representa como magistrado, mas principalmente pelo compromisso que ele tinha com todas as formas de liberdade e com a liberdade de imprensa. O espaço acolhe os setoristas do STF, sem os quais a democracia não se realiza e a democracia foi um dos grandes temas do ministro Teori Zavascki”, disse.

Citando Santo Agostinho, a ministra Cármen Lúcia apontou que todo ser humano tem um tempo de vida: o passado (a memória), o presente (o trabalho) e o futuro (a esperança). “O ministro Teori Zavascki é exatamente o exemplo de alguém que soube fazer referência a sua memória, que desempenhou um trabalho que é modelar para o Brasil e, para nós, não é mais uma esperança, é a ideia que permanece no legado da sua obra. O seu legado sempre persistirá para nós como um lúmen a nos lembrar que os bons juízes não morrem, ficam encantados, como diria Guimarães Rosa”, destacou.

Sucessor da cadeira de Teori Zavascki, o ministro Alexandre de Moraes assinalou que ele não só era um juiz sério, competente e trabalhador, mas um grande homem, lembrando do seu jeito tranquilo e sensato. “O ministro Teori Zavascki sabia dialogar e aproximar as pessoas, o que é importante para o Brasil como um todo e principalmente para um órgão colegiado como o Supremo Tribunal Federal. Sua família pode ter certeza que faço de tudo para honrar a cadeira”, salientou.

A filha do ministro Teori Zavascki, Liliane Zavascki, manifestou que é uma grande honra para a família a homenagem. “Ela simboliza não só o reconhecimento do enorme legado do meu pai, mas a institucionalização desse legado e a vontade que esse legado se perpetue como fonte de inspiração para os operadores de Direito e como esperança para aqueles que precisam do Direito”, frisou.

Liliane destacou ainda a relação do seu pai com a imprensa. “Ele tinha a preocupação de que seus votos chegassem ao conhecimento do cidadão através da imprensa da maneira como ele tinha realmente se proposto a ter votado. Essa é a razão pela qual também me comove essa homenagem do Supremo com a questão da imprensa”, sublinhou.

Também participaram do evento, realizado no 2º andar do Edifício-Sede, ministros do STF, familiares do ministro Teori Zavascki e integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de associações de juízes.

RP/EH
 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=388194.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …