Proposta obriga mídia a respeitar nome comercial dos estádios — Senado Notícias

O senador Roberto Muniz (PP-BA) acaba de apresentar ao Senado um projeto que obriga todos os veículos de comunicação do país a se referirem estádios de futebol e às arenas culturais e esportivas pelos seus nomes comerciais (PLS 393/2018).

Na justificativa do projeto, o senador reclama  que tornou-se comum os veículos de mídia brasileiros não se referirem às arenas e aos estádios por seus nomes comerciais. Esses veículos rebatizam por conta própria esses lugares com outros nomes, ou continuam a referir-se a eles pelo nome antigo, anterior ao investimento de naming right (termo pelo qual esse tipo de negociação é conhecida).

“Isso gera uma falta de atratividade para negócios com essa lógica. É esse problema que é preciso resolver. Se os meios de comunicação usarem o nome correto dos espaços culturais e esportivos, naturalmente o investimento privado vai auxiliar no fomento à cultura e ao esporte. Os museus também poderão se beneficiar disso, é muito importante incentivar todos aqueles que possuem apreço por cultura e esporte a se solidarizarem, a se conscientizarem sobre a importância e potencialidade desse tipo de transação”, aponta Muniz.

O senador acredita que se o projeto for aprovado, naturalmente se expandirá a geração de negócios envolvendo naming rights, pois propiciará maior segurança aos investidores privados nos segmentos cultural e do esporte.

Inspiração norte-americana

Muniz reitera que a exploração dos naming rights foi disseminada nos Estados Unidos, sendo amplamente utilizada pelos principais clubes de basquete, futebol americano, beisebol e hóquei do país. Na prática, os estádios e ginásios são batizados com o nome da empresa que faz o investimento, ou de algum produto relacionado a ela. A prática foi utilizada pela primeira vez na década de 1920, quando o estádio do Chicago Cubs, um time de beisebol, foi batizado com o nome de Wringley Field, uma marca de chicletes.

O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deverá passar ainda pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/09/13/proposta-obriga-midia-a-respeitar-nome-comercial-dos-estadios.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Projeto triplica vagas do Programa Jovem Senador e inclui diversidade na seleção — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto de resolução que aumenta de 27 para …