Empresas aderem à carta da diversidade em defesa dos direitos LGBTI+ – Congresso em Foco

O apoio à diversidade vem ganhando cada vez mais força em diversos setores da sociedade. Um exemplo disso é a “Carta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBT+ nos Locais de Trabalho no Brasil”, assinada por 32 instituições, entre grandes empresas e organizações não governamentais, que pede aos candidatos a presidência da República que reconheçam a importância da diversidade e inclusão nos postos de trabalho.

Entre as empresas que assinaram a carta, estão as gigantes da tecnologia como a Microsoft, Google e LinkedIn, o banco de investimento americano J.P Morgan, os escritórios de advocacia Machado Meyer e Pinheiro Neto, além da Uber, Nike e Gol. (Confira a lista completa dos apoiadores no final da matéria). O documento afirma que esta é a “coisa certa a se fazer, é bom para os negócios e é bom para o Brasil”.

A iniciativa surgiu de uma parceria da Aliança Nacional LGBTI+ com a ONG Out and Equal. Toni Reis, presidente da Aliança, contou que a carta é fruto de três meses de conversas e que está muito feliz com os resultados: “esperávamos a adesão de 10 empresas e no total tivemos 32”.

“A gente começa a perceber que as próprias candidaturas começam a olhar com outros olhos, que não é apenas um movimento social de esquerda, que também tem empresas preocupadas com a questão da cidadania e dos direitos LGBT”, disse Toni.

A carta também firma compromisso dessas empresas de diversos setores com a diversidade e inclusão nos locais de trabalho. Para Toni, é muito importante o apoio de grandes empresas porque elas têm “muito poder na sociedade” e são responsáveis por “movimentar o PIB”.

LGBTI + nas eleições

Lançada no mês passado, a plataforma LGBTI+ Eleições 2018 tem como objetivo promover um país “de todas e todos com diversidade e respeito para candidatos/as às eleições 2018”. Os candidatos que aderiram à plataforma se comprometeram em defender os direitos da comunidade LGBTI+, além de denunciar situações de lgbtfobia durante a campanha. O site já conta com a assinatura de 74 candidatos, entre pessoas aliadas e outras que se declararam LGBTI+.

Confira as organizações que indicaram seu apoio à Carta:

Setor Privado

Accenture
Braskem
Cigna
Citi
The Dow Chemical Company
GE
GOL
Google
IBM
International Flavors & Fragrances Inc.
J.P. Morgan
J Walter Thompson
Kimberly-Clark
LinkedIn
Machado Meyer
Mattos Filho
Microsoft
Natura
Nike
Oracle
Pinheiro Neto Advogados
Salesforce
Sodexo
TozziniFreire Advogados
Uber

Organizações Não Governamentais 

Aliança Nacional LGBTI+
Grupo Dignidade
Human Rights Watch
Open for Business
Out & Equal Workplace Advocates
OUTstanding
The Council for Global Equality

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Compras na Black Friday exigem precaução – Jornal do Comércio

consumo Edição impressa de 20/11/2018. Alterada em 19/11 às 22h40min Compras na Black Friday …