Reportagem: Violência psicológica ameaça saúde mental no trabalho

document.write(‘‘); !function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”http://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);



O enfrentamento às violências no trabalho é o tema do biênio do Programa Trabalho Seguro.

Piadas, xingamentos, perseguição e sexismo. Esses e outros tipos de violências praticadas no ambiente de trabalho foram a temática escolhida pelo Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho para o biênio 2018/2019. A proposta é conscientizar a sociedade para a importância de se combater práticas que possam resultar em problemas físicos e psicológicos.

Reportagem especial do programa Jornada desta semana, produzido pela TV TST, ouviu os relatos de três mulheres que sofreram humilhações por parte de seus superiores hierárquicos. Uma delas é Cyntia Araújo, estudante de jornalismo que trabalhou durante quase 10 anos como empregada doméstica em tempo integral e foi vítima de ofensas diárias por parte de seu ex-patrão. “Era chamada de lerda e tonta. No início, achava engraçado. Até entender o que de fato estava acontecendo”, revela a estudante.

Segundo a psicóloga Maristela Benazzi, agressões recorrentes no local de trabalho podem causar danos graves à saúde dos empregados. “Os efeitos psicológicos vão dos mais leves aos mais severos”, diz. “O tratamento com terapia é indicado sempre que a pessoa tem uma grande queda na autoestima e começa a desenvolver uma série de doenças psicossomáticas”, completa.

Na reportagem, a ministra do TST Delaíde Miranda Arantes, coordenadora do Programa Trabalho Seguro, destacou o empenho da Justiça do Trabalho em promover a discussão do tema em prol de um ambiente de trabalho saudável.  “Os casos de assédio no trabalho são crescentes. É nossa responsabilidade conscientizar a sociedade por meio de publicidade e de eventos envolvendo empresas e trabalhadores”, afirma a ministra.

Serviço:
Programa Jornada
Inédito: segundas-feiras, às 19h30.
Reapresentação: terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e sábados e domingos, às 6h.
Todas as edições também podem ser assistidas no canal do TST no YouTube.

Veja a íntegra da edição desta semana:

(RT/CF)

<!– –> var endereco; endereco = window.location.href; document.write(‘‘) <!—-> Inscrição no Canal Youtube do TST

Fonte Oficial: http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias?p_p_id=89Dk&p_p_lifecycle=0&refererPlid=10730&_89Dk_struts_action=%2Fjournal_content%2Fview&_89Dk_groupId=10157&_89Dk_articleId=24661014.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente e integrantes do TST destacam competência de Flávio Dino, novo ministro no STF

Imprimir A posse ocorreu nesta quinta-feira (22), às 16h, e contou com a presença do …