Greca entrega primeiras homenagens da Ordem da Luz dos Pinhais – Prefeitura de Curitiba/PR

O prefeito Rafael Greca entregou, na noite desta sexta-feira (21/9), no Memorial de Curitiba, as primeiras medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba. Vinte e oito curitibanos, de nascimento ou adoção, receberam a honraria máxima da capital paranaense pela contribuição ao engrandecimento da cidade e do bem-estar de seus habitantes. 

“Vocês são pura luz, a luz dos Pinhais. Ao distingui-los nós os apontamos aos que aqui vivem e também aos que vão nascer, como exemplos de utilidade e beleza, de urbanidade e cidadania, de paz e de bem, como exemplo a ser seguido e ser lembrado”, disse Greca.  “Guarde o Senhor da Luz as suas vidas e os recompense e os faça sentir o quanto Curitiba lhes é grata, muito obrigado”, complementou o prefeito.

A primeira homenageada da noite foi a engenheira Dulcia Auriquio, referência no planejamento e gestão urbana. Ela trabalhou de 1962 a 1996 na Prefeitura de Curitiba e foi conselheira dos prefeitos Ivo Arzua, Jaime Lerner, Saul Raiz e Rafael Greca. Dulcia recebeu a Comenda das mãos do prefeito e da primeira-dama Margarita Sansone. 

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, também entregou diplomas e medalhas aos homenageados. “É uma honra na noite de hoje poder homenagear personalidades que se destacaram pela relevante contribuição nas diversas áreas de atuação”, disse ela.  

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara, falou em nome dos homenageados. Ao agradecer o prefeito, Geara falou sobre a dedicação de Greca à cidade de Curitiba. “Prefeito, éreconhecida a sua devoção e paixão pela história dessa terra. O senhor é, hoje, um dos principais militantes do resgate moral e do orgulho de sermos curitibanos. Ao criar essa Comenda, o senhor sintetiza a honra de viver e lutar por esta terra”, declarou.

O evento contou com a participação da Camerata Antiqua de Curitiba, regida por Mara Campos.  A abertura da solenidade foi com a Entrada das Bandeiras pela Guarda Municipal e o encerramento com a execução do Hino de Curitiba pelo Coro da Camerata.

 

Leia mais: 

 

Medalha

Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem é constituída de uma medalha, de um diploma e da inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros. O decreto define o Conselho da Ordem e os critérios para a escolha de nomes, entre os quais:  conduta ilibada dos homenageados e ações de relevância em favor da cidade.

Banhadas a ouro, as medalhas são inspiradas na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci. A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba verde bandeira, com filete central vermelho, ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.

Presenças

Participaram da solenidade o comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, o general de Brigada Rodrigo Pereira Vergara;o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, acompanhado pela esposa Paula Antunes Mocellin Slavieiro; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur. 

Também estiveram presentes no evento os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi; da Saúde, Márcia Huçulak; de Recursos Humanos e Administração, Heraldo Alves das Neves; do Meio Ambiente, Marilza Dias; da Educação, Maria Silvia Bacila; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi e o assessor de relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/greca-entrega-primeiras-homenagens-da-ordem-da-luz-dos-pinhais/47676.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Gripe: vacinação passa a atender todos os grupos prioritários

Nesta segunda-feira, 22, as 134 salas de vacina abertas da Secretaria Municipal de Saúde passam …