Greca entrega primeiras homenagens da Ordem da Luz dos Pinhais – Prefeitura de Curitiba/PR

O prefeito Rafael Greca entregou, na noite desta sexta-feira (21/9), no Memorial de Curitiba, as primeiras medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba. Vinte e oito curitibanos, de nascimento ou adoção, receberam a honraria máxima da capital paranaense pela contribuição ao engrandecimento da cidade e do bem-estar de seus habitantes. 

“Vocês são pura luz, a luz dos Pinhais. Ao distingui-los nós os apontamos aos que aqui vivem e também aos que vão nascer, como exemplos de utilidade e beleza, de urbanidade e cidadania, de paz e de bem, como exemplo a ser seguido e ser lembrado”, disse Greca.  “Guarde o Senhor da Luz as suas vidas e os recompense e os faça sentir o quanto Curitiba lhes é grata, muito obrigado”, complementou o prefeito.

A primeira homenageada da noite foi a engenheira Dulcia Auriquio, referência no planejamento e gestão urbana. Ela trabalhou de 1962 a 1996 na Prefeitura de Curitiba e foi conselheira dos prefeitos Ivo Arzua, Jaime Lerner, Saul Raiz e Rafael Greca. Dulcia recebeu a Comenda das mãos do prefeito e da primeira-dama Margarita Sansone. 

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, também entregou diplomas e medalhas aos homenageados. “É uma honra na noite de hoje poder homenagear personalidades que se destacaram pela relevante contribuição nas diversas áreas de atuação”, disse ela.  

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara, falou em nome dos homenageados. Ao agradecer o prefeito, Geara falou sobre a dedicação de Greca à cidade de Curitiba. “Prefeito, éreconhecida a sua devoção e paixão pela história dessa terra. O senhor é, hoje, um dos principais militantes do resgate moral e do orgulho de sermos curitibanos. Ao criar essa Comenda, o senhor sintetiza a honra de viver e lutar por esta terra”, declarou.

O evento contou com a participação da Camerata Antiqua de Curitiba, regida por Mara Campos.  A abertura da solenidade foi com a Entrada das Bandeiras pela Guarda Municipal e o encerramento com a execução do Hino de Curitiba pelo Coro da Camerata.

 

Leia mais: 

 

Medalha

Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem é constituída de uma medalha, de um diploma e da inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros. O decreto define o Conselho da Ordem e os critérios para a escolha de nomes, entre os quais:  conduta ilibada dos homenageados e ações de relevância em favor da cidade.

Banhadas a ouro, as medalhas são inspiradas na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci. A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba verde bandeira, com filete central vermelho, ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.

Presenças

Participaram da solenidade o comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, o general de Brigada Rodrigo Pereira Vergara;o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, acompanhado pela esposa Paula Antunes Mocellin Slavieiro; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur. 

Também estiveram presentes no evento os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi; da Saúde, Márcia Huçulak; de Recursos Humanos e Administração, Heraldo Alves das Neves; do Meio Ambiente, Marilza Dias; da Educação, Maria Silvia Bacila; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi e o assessor de relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/greca-entrega-primeiras-homenagens-da-ordem-da-luz-dos-pinhais/47676.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Regional Curitibano lança CD com canções inspiradas em 12 bairros – Prefeitura de Curitiba/PR

Nesta terça-feira (16/10), às 20h, o Teatro do Paiol receberá o lançamento do CD do …