Câmara recebe seminário sobre Sistema Penal Juvenil

Seminário Sistema Penal Juvenil – Entre Direitos e Violações

KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

A Escola da Defensoria Pública realizou, nesta segunda-feira (24/9), o quarto módulo do seminário Sistema Penal Juvenil – Entre Direitos e Violações, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

Com o tema “Experiência Afetiva dos Adolescentes Inseridos no Tráfico de Drogas”, o debate girou entorno da identidade dos jovens além dos atos infracionais.

A apresentação do seminário foi conduzida pela psicóloga Aline Matheus Veloso, especialista em temas voltados para a adolescência, medidas sócio-educativas e institucionalização. Durante sua apresentação, ela falou sobre os conflitos de jovens envolvidos no crime e como o investimento em afeto pode ajudar a recuperá-los.

“É importante compreendermos a relação do adolescente, autor de ato infracional, como produto dos territórios de violência e da produção da desigualdade”, comentou.

Quem também palestrou sobre a realidade de quem comete atos infracionais foi o educador e assistente social, Vagner Souza. “O que tentamos trazer foram algumas possibilidades de se criar outros caminhos fora dessa ideia de vilania dos jovens envolvidos com tráfico de drogas”, disse.

A vitimização, gestão de informação de segurança pública e a relação entre a infância e a juventude também foram debatidas. “Enquanto cidadãos, o que a gente pode fazer é denunciar”, explicou a defensora pública do estado de São Paulo, Danielly Salviano.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/camara-recebe-seminario-sobre-sistema-penal-juvenil/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …