Música de Chaplin encanta mil estudantes e professores da rede municipal – Prefeitura de Curitiba/PR

Mil crianças e estudantes que participam do programa Linhas do Conhecimento e 300 professores da rede municipal assistiram, nesta terça (25/9), ao ensaio de Chaplin City Lights, filme-concerto com a Orquestra Sinfônica do Paraná. O ensaio foi realizado na plateia do Teatro Positivo, no Mossunguê.

A apresentação do espetáculo, com regência do maestro Stefan Geiger, será nesta quarta (26/9), no grande auditório do mesmo teatro. Os estudantes acompanharam atentos à arte e genialidade do cinema mudo feito por Charlie Chaplin (1889-1977) com a força do mais tradicional grupo de música erudita do Paraná. As turmas de 25 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estiveram acompanhadas do prefeito Rafael Greca.

“Quantos curitibinhas vieram, que alegria!”, disse o prefeito, que explicou aos pequenos sobre os instrumentos musicais que formam a orquestra. “Vocês nunca vão esquecer este dia, podem ouvir boa música também no Teatro Guaíra e na Capela Santa Maria”, reforçou Greca.

Participaram o produtor cultural Samuel Lago e o maestro alemão Stefan Geiger. A ação faz parte das comemorações de dez anos do teatro e inicia um calendário anual de atrações voltadas à música clássica e erudita, patrocinado pelo Grupo Positivo e viabilizada pelo Linhas do Conhecimento.

O programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, oferece aulas de campo em museus, parques, pontos turísticos e faróis. Desta vez, os curitibinhas puderam assistir à projeção do filme Luzes da Cidade (City Lights) e contemplar a trilha sonora executada, ao vivo, pela Orquestra Sinfônica do Paraná.

“Eu nem acredito. Isso aqui é tipo um super cinema. É a maior novidade pra mim”, contou Giovana Ferreira, 8 anos, estudante da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, no Cajuru. Para o estudante Jonatas Ferraz, 7 anos, da Escola Municipal Anísio Teixeira, no Boa Vista, foi a oportunidade de conhecer o teatro. “Eu nunca tinha vindo. É gigante!”, contou Jonatas.

O apaixonado

Luzes da Cidade é um filme americano, uma comédia romântica produzida em 1931, estrelada, escrita e dirigida por Charles Chaplin. Conta a história de um infeliz, mas complacente andarilho que se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade.

A película representa o auge da versatilidade do artista em um período crítico de sua carreira, quando o cinema mudo dava lugar à inserção sonora. Assim, o filme ganhou um dramático acompanhamento musical e efeitos sonoros pontuais. O próprio Chaplin foi responsável pela composição da trilha sonora.

O filme-concerto é uma realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), em parceria com o Palco Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Grupo Positivo e apoio da Andersen Ballão Advocacia.

Linhas do Conhecimento

Desde o início de 2017, quando foi criado pelo prefeito Rafael Greca, o programa Linhas do Conhecimento já beneficiou mais de 37,6 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino.

A adesão tem crescido nos últimos meses. No ano passado, foram registradas 17,4 mil participações de estudantes, com dois mil professores contemplados. Este ano, somente até agosto, o total de crianças e estudantes já alcança 20.271, enquanto o número de educadores beneficiados é de 2.202.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/musica-de-chaplin-encanta-mil-estudantes-e-professores-da-rede-municipal/47701.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Obras de requalificação na Comunidade do S avançam em mais de 40%

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dá sequência às ações de infraestrutura para oferecer …