Ministro Lewandowski rejeita reclamação contra decisão que inadmite recurso – STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) a Reclamação (RCL) 32105, na qual se buscava a reforma de decisão do ministro Luiz Fux sobre a inadmissão de recurso extraordinário. Os reclamantes queriam trazer ao Supremo caso referente à imissão na posse de imóvel arrematado em leilão, o qual se alega ser bem de família.

Em sua decisão, o ministro Ricardo Lewandowski verificou vários óbices processuais que inviabilizam o trâmite do pedido. Em primeiro lugar, os reclamantes não apontaram o precedente paradigma do STF o qual teria sido violado pela decisão questionada. O relator entendeu ainda haver uso da reclamação como sucedâneo recursal. “Eventuais falhas na prestação jurisdicional podem ser reparadas pelas vias processuais apropriadas, previstas na legislação aplicável, sendo, portanto, descabida a conversão da reclamação em sucedâneo recursal, tal como ocorreu na espécie”, explicou.

Outro problema é que a reclamação se volta contra decisão proferida por ministro do próprio STF, que negou seguimento a recurso extraordinário com agravo. Segundo Lewandowski, já se consolidou na Corte o entendimento de que é inadmissível reclamação contra decisão judicial de ministro ou órgão do STF. “As hipóteses de revisão de decisões proferidas monocraticamente pelos ministros estão catalogadas exaustivamente no Regimento Interno e ocorrem sempre por um órgão colegiado, por meio do agravo regimental”, destacou.

Leia a íntegra da decisão do ministro Lewandowski.

FT/AD

 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=391969.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …