Comissão discute Projeto que limita o número de convênios entre Município e o terceiro setor

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo deu parecer favorável, nesta quarta-feira (10/10), ao Substitutivo do Projeto de Lei (PL) 150/2018, do vereador Gilson Barreto (PSDB), que limita a 10 o número de convênios celebrados por entidades do Terceiro Setor com o Município.

Essa limitação será válida a partir de novos contratos, caso o PL seja aprovado. O objetivo é promover a igualdade no número de entidades participantes nos convênios firmados com o poder público municipal.

“Uma única organização social trabalhar com milhões de reais da municipalidade é monopólio. Se fosse assim, deveria ser contratada uma empresa de grande porte para administrar os serviços sociais, por isso apresentei esse projeto. Estou restringindo a 10, mas esse número pode ser alterado para 15, 20 convênios”, justificou Gilson Barreto, presidente da Comissão e autor do PL.

O vereador Quito Formiga (PSDB), relator do PL, também destacou a importância do limite de convênios entre o Terceiro Setor e a administração pública. “O projeto visa acabar com esse monopólio que existe de algumas entidades em detrimento de outras”, destacou.

Já o vereador Manoel Del Rio (PT) votou contrário ao PL. Para o parlamentar, a celebração de um alto número de contratos é um reconhecimento da qualidade da entidade e a limitação no número de convênios pode prejudicar a continuidade de serviços.

“Com o limite, podem aparecer entidades artificiais. E a experiência da assistência indica que esse tipo de entidade, criada especificamente para essa finalidade, não sustenta esse trabalho por muito tempo e acaba abandonando o convênio. Por conta disso, eu fui contra essa limitação”, disse Del Rio.

Após o parecer favorável da Comissão de Administração Pública, o PL segue tramitando em outras Comissões da Casa.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/comissao-discute-projeto-que-limita-o-numero-de-convenios-entre-municipio-e-o-terceiro-setor/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Câmara homenageia desembargador Paulo Dimas

Atualizado em (18/12/2018 – 15h07) | Geral, Notícias, Sessão Solene …