Aprovada indicação de embaixador do Brasil no Malaui — Senado Notícias

Foi aprovada em Plenário nesta quarta-feira (10) a indicação do diplomata Artur José Saraiva de Oliveira para o cargo de Embaixador do Brasil na República do Malaui. A nomeação (MSF 38/2018) recebeu 41 votos favoráveis, nenhum voto contrário e duas abstenções.

Artur de Oliveira é baiano, licenciado em Letras, Português-Inglês e ingressou na carreira diplomática em 1996. Entre as funções desempenhadas na chancelaria destacam-se as de chefe da Divisão da África 1, e encarregado de Negócios na Embaixada do Brasil em Lomé, capital do Togo. Também serviu em La Paz (2001-2004), em Miami (2004-2008) e em Assunção (2008-2011). Desde 2016 passou a exercer funções na Divisão da África Central e Ocidental (Diaco).

Em sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no início de junho, o diplomata disse ser promissor o fortalecimento de vínculos na área da agricultura com o Malaui. Segundo ele, há possibilidades de incremento da exportação de sementes e manufaturados a partir de contratos de cooperação celebrados com o governo do pais.

Oliveira afirmou que o Malaui é relevante para o Brasil, pois trata-se de um caso raro em que investimentos provenientes de nosso país superam os da China. Isto ocorre graças à empresa Vale, que já investiu mais de US$ 1 bilhão na exploração mineral do território malaui.

Malaui

A República do Malaui é um país situado na porção meridional dos Grandes Lagos da África. O país é presidencialista, com população de 19 milhões de pessoas, distribuídas em uma área de 118.484 km².

As relações bilaterais entre o Brasil e o Malaui estão ainda em estágio inicial. A Embaixada do Malaui em Brasília foi aberta em 2010 e a do Brasil na capital, Lilongwe, data de 2013.

A Vale ainda é a única empresa brasileira com registro de atividades no país, com investimento total que ultrapassa US$ 1 bilhão, equivalente a cerca de um sexto do PIB daquele país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/10/10/aprovada-indicacao-de-embaixador-do-brasil-no-malaui.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado estuda impor cadastro de bloqueio para telemarketing — Senado Notícias

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) analisará um projeto de lei que proíbe empresas …