Artigo: A força da serenidade – OAB

Brasília – Confira o artigo “A força da serenidade”, de autoria do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicado na edição de sexta-feira (12), do jornal Zero Hora, de Porto Alegre:

A força da serenidade

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB e da UALP

Em pouco mais de duas semanas será definido o nome do novo presidente da República. Ao vencedor fica o compromisso de governar para todos os brasileiros, unindo a sociedade em torno de um objetivo único: o avanço socioeconômico e a pacificação social. É preciso, mais do que nunca, governar buscando o encontro de ideias, não o confronto. O momento é de união. Responsabilidade é palavra chave e demonstração de maturidade democrática para governo e oposição.

O Brasil tem aguardado pelo novo eleito com muita expectativa. Espera-se que o próximo mandatário seja capaz de conduzir a um novo patamar um país que hoje se encontra em um estado de crise ética, moral e econômica.

Esse caminho terá de ser trilhado tendo a Constituição como bússola, resguardando o Estado Democrático de Direito, as instituições e a confiança depositada pelas cidadãs e cidadãos. O combate à crise não pode ser usado como justificativa para relativizações a esses bastiões democráticos.

Por isso, é também momento de renovar a esperança e a confiança nas instituições e preservar o regime democrático conquistado com tanto sacrifício. A democracia é justamente o que garante o direito de cada um expressar sua opinião.

Os desafios serão enormes e é fundamental que cada um de nós tenha consciência de seu papel. É imprescindível que a ponderação, o equilíbrio e temperança sejam a tônica das relações políticas e sociais. O conflito não interessa a ninguém.

São preocupantes as notícias de violência que se espalham pelo país, bem como a disseminação de notícias falsas. Inaceitável os extremismos, sejam eles de esquerda ou de direita. Não é tolerável que movimentos políticos sejam patrocinadores do ódio, da mentira e da intolerância.

O povo renovou significativa parcela do Legislativo, mas a responsabilidade não termina com o voto. É o momento de fiscalizar e cobrar coerência dos eleitos. A participação ativa do cidadão é ingrediente básico para aprofundarmos as raízes de nossa democracia e dos valores tão bem expressos em nossa Constituição.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/56743/artigo-a-forca-da-serenidade.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …