Festa de Chanucá será feita na Praça 29 de Março no mês de dezembro – Prefeitura de Curitiba/PR

A celebração de Chanucá na Praça, tradição antiga da comunidade judaica de Curitiba, está confirmada para o dia 2 de dezembro (domingo), primeira noite da festa que tem duração de oito dias. Na manhã desta sexta-feira (19/10), o prefeito Rafael Greca foi convidado para participar da programação.

O presidente do Beit Chabad de Curitiba, Marcos Slud, e o rabino Yossef Dubrawsky, foram recebidos no gabinete do prefeito. “A Festa das Luzes, que coincide com o período de celebração do Natal Cristão, vai acontecer como acontece desde o ano 300 de Curitiba, com a instalação do candelabro na Praça”, confirmou Greca.

O prefeito lembrou de uma visita – registrada em seu livro Curitiba – Luz dos Pinhais – em que o rabino Dubrawsky veio pedir autorização e apoio para a celebração da festa na Prefeitura. Fitche, como é mais conhecido, foi o responsável por trazer o movimento mundial judaico para a capital paranaense há 36 anos.

Para marcar o convite para a celebração de 2018, o prefeito foi presenteado com uma chanukiá (nome dado ao candelabro de nove braços utilizado durante as noites da festa para acendimento das velas) feita de vidro, retratando o cenário da cidade sagrada de Jerusalém. Participaram da reunião, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Feijó e o assessor do prefeito, Felipe Pech.

Chanucá

A festa acontece em memória da consagração do Templo de Jerusalém, por volta de 167 a.C., que havia sido profanado durante a dominação grega. Conta a tradição que o óleo deixado para acender o candelabro duraria apenas um dia e, milagrosamente, durou oito. Tempo suficiente para que se pudesse produzir um novo suprimento para o ritual religioso.

Para lembrar o fato, as famílias costumam acender as velas em suas casas durante oito noites, uma para cada dia do milagre.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/festa-de-chanuca-sera-feita-na-praca-29-de-marco-no-mes-de-dezembro/47975.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Quatro unidades estarão abertas para vacinação neste sábado – Prefeitura de Curitiba/PR

Quatro unidades de saúde de Curitiba estarão abertas neste sábado (27/4), das 8h às 12h, …