Seguridade aprova obrigatoriedade de laboratórios acessíveis em toda rede de ensino – Câmara Notícias

Seguridade aprova obrigatoriedade de laboratórios acessíveis em toda rede de ensino

Juscelino Filho: proposta proporcionará efetivo exercício do direito à educação e igualdade de oportunidades em relação aos demais estudantes

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (17) proposta que prevê laboratórios de ensino para estudantes com necessidades educacionais especiais nas escolas em todos os níveis e modalidades de ensino.

O Projeto de Lei 2339/11, do ex-deputado Washington Reis, previa a obrigatoriedade apenas para instituições das redes públicas de educação básica e educação profissional e tecnológica. Além disso, o texto focava apenas em acessibilidade a pessoas com deficiência e não a estudante com qualquer outra necessidade especial.

Para o relator, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), a proposta precisa ser adequada ao que determina a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15). “Os laboratórios precisam ser acessíveis não só aos educandos com deficiência, mas a todos aqueles com necessidades educacionais especiais”, disse. Só assim, segundo Juscelino Filho, haverá efetivo exercício do direito à educação e igualdade de oportunidades em relação aos demais estudantes.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96), já assegura a educação especial para o trabalho, no caso de educandos portadores de necessidades especiais.

Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Educação; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …