O Brasil precisa vencer os extremismos, por Claudio Lamachia – OAB

Brasília – O jornal gaúcho Correio do Povo publicou, nesta quinta-feira (25), o artigo O Brasil precisa vencer os extremismos, de autoria do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Nele, o presidente conclama que a busca de um novo consenso seja a bússola das discussões políticas, primando por menos confronto e mais encontro.

Veja, abaixo, a íntegra do texto:

O Brasil precisa vencer os extremismos

Estamos perto do fim de uma das mais conturbadas campanhas eleitorais de nossa história. Se um atentado contra a vida de um dos candidatos marcou o primeiro turno, o segundo turno está registrado pela disputa da rejeição em que o medo e o ódio pautam o voto. Tudo lamentavelmente permeado pela disseminação maciça de notícias falsas. É assustador que diante de uma conjuntura política, social e econômica carente de ações que transformem radicalmente o atual cenário, a campanha tenha se mostrado tão pobre e vazia no embate de ideias e propostas. 

Neste ambiente radicalizado – e não há veneno maior para a democracia do que aquele que impõe a ausência da razão – quem primeiro perece é a moderação, sem a qual, o diálogo, peça indispensável para a conciliação entre as partes, aconteça. É neste cenário que o eleitorado precisa buscar a racionalidade para exercer de maneira absolutamente consciente o poder/dever de seu voto. Ele não tem preço, tem consequência. A decisão precisa ser muito bem ponderada. Não se trata de uma discussão de botequim, tão pouco bate-boca sobre preferências esportivas. A política é um dos fios condutores da vida das pessoas. É o que está em debate neste momento: a vida das pessoas.

O Brasil precisa vencer os extremismos de direita e de esquerda para encontrar um novo consenso, capaz de reunificar a sociedade em torno daquilo que nos une: a superação da crise ética, moral e econômica que hoje coloca em xeque nosso desenvolvimento e assusta a todos. Se temos um caminho a seguir, temos também desafios a superar. É preciso vencer as barreiras que hoje tornam mera ficção os direitos fundamentais que são custeados pela maioria, mas acessíveis a um contingente ínfimo de cidadãos. Porém, a necessidade de reformas não pode ser desculpa para retrocessos. 

Para que tudo isso se torne realidade é indispensável o respeito pleno às instituições democráticas e a Constituição Federal, que acima de quaisquer ideologias é a bússola a dar norte a qualquer nação que se pretenda soberana. Não há solução fora da lei e tentativas de tangenciá-la devem ser vigorosamente denunciadas e combatidas. Nossa democracia precisa de menos confronto e mais encontro que venha marcado pela serenidade e equilíbrio de nossos agentes públicos que devem saber que o poder emana do povo e em seu nome é exercido por meio de seus representantes eleitos.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/56776/correio-do-povo-rs-o-brasil-precisa-vencer-os-extremismos-por-claudio-lamachia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …