Curitiba fica em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Saúde Bucal – Prefeitura de Curitiba/PR

Curitiba recebeu na noite desta terça-feira (30/10) o Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO). A cerimônia oficial da premiação aconteceu em Brasília. Representada pela secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, a capital paranaense foi a campeã na categoria “Municípios acima de 300 mil Habitantes”. Os dados avaliados para a premiação são relativos ao exercício de 2017.

Essa é a segunda vez que Curitiba recebe o prêmio. A primeira vitória da capital paranaense havia sido em 2012. Agora, após seis anos, Curitiba retorna ao pódio.

Para o prefeito Rafael Greca, o reconhecimento traz mais motivação para a continuidade do bom trabalho. “Esse prêmio nos move a continuar um trabalho que era feito pela vontade de ver Curitiba ser a cidade sorriso, agora nós temos ainda mais motivação”, afirmou Greca.

A secretária disse que a premiação é reflexo do trabalho e dos investimentos feitos desde o início da gestão para a melhoria do atendimento na área da Odontologia e também fruto da dedicação dos profissionais da saúde.

“Estamos muito gratos por essa honraria do Conselho Federal de Odontologia. Nossa equipe da saúde fica muito feliz pelo reconhecimento de um trabalho que é realizado com muito afinco e conta com o apoio do nosso prefeito, que tem investido muito na saúde e no atendimento da população de Curitiba na odontologia”, disse Márcia.  

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, reforçou que o prêmio é a comprovação da qualidade no atendimento de saúde bucal nos municípios. “Os vencedores e os classificados são, comprovadamente, os que têm a consciência da importância e investem em saúde bucal para a sua população”, declarou.

Para a disputa, os concorrentes passaram pela etapa de classificação regional, e após, para nacional. Os candidatos foram divididos em três modalidades: municípios com até 50.000 habitantes, municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes e municípios com população a partir de 300.001 habitantes.

Entre os critérios de avaliação estavam financiamento em saúde, controle social, coordenação de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

Além da certificação e reconhecimento nacional como referência na área de saúde bucal, os primeiros colocados de cada categoria receberam equipamentos para um consultório odontológico completo.

Rede de Saúde Bucal

Em 2017, as equipes de saúde bucal da atenção básica do município de Curitiba fizeram 1.561.747 procedimentos. A rede curitibana oferece atendimento odontológico nos 111 postos de saúde e em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Há, ainda, atendimento hospitalar para pacientes especiais e encaminhamento para atendimento hospitalar em especialidades como Oncologia e Cirurgia Bucomaxilofacial.

Em casos de urgência e emergência odontológica, Curitiba conta com três UPAs (Boa Vista, Fazendinha e Sítio Cercado) que ofertam consulta odontológica para o período em que os postos de saúde encontram-se fechados.

Curitiba conta com 326 cirurgiões dentistas na atenção básica (postos de saúde) e 52 na atenção secundária (UPAs e CEOs). Além disso, a rede tem 175 técnicos.


Campeões

Os vencedores do Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia

Municípios acima de 300.001 habitantes

1º lugar – Curitiba (PR)     

2º lugar – Diadema (SP)

3º lugar – Florianópolis (SC)        

4º lugar – Manaus (AM)

5º lugar – Pelotas (RS)       


Municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes

1º lugar – São Sebastião (SP)

2º lugar – Cascavel (PR)

3º lugar – Resende (RJ)

4º lugar – Chapecó (SC)

5º lugar – Sorriso (MT) 


Municípios até 50.000 habitantes

1º lugar – Naviraí (MS)

2º lugar – Ibiporã (PR)

3º lugar – Porto Real (RJ)

4º lugar – Alhandra (PB)

5º lugar – Três Passos (RS)


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-fica-em-primeiro-lugar-no-premio-nacional-de-saude-bucal/48118.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …