Fala Curitiba será apresentado em seminário em São Paulo – Prefeitura de Curitiba/PR

O programa Fala Curitiba, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), será apresentado nesta sexta-feira (9/11) no III Seminário de Inovação em Gestão Pública, que acontece em São Paulo, no Comunitas. A apresentação será feita pela diretora da Escola de Administração Pública do Imap, Fernanda Schaefer Rivabem.

Lançado em maio de 2017, o Fala Curitiba promove reunião nos bairros para ouvir moradores e saber quais são suas demandas prioritárias para compor orçamento da cidade. No primeiro ano foram cerca de quatro mil participações. Em 2018, mais que o dobro: dez mil participações de moradores que apontaram as prioridades.

O programa foi destaque recentemente no 70º encontro da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), em Santiago, no Chile. Foi selecionado pela comissão da ONU como exemplo local de governança alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 11, que trata de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Mais encontros

Nesse ano, houve mudança no sistema de consultas Fala Curitiba, que antes era limitado a dez encontros, um em cada regional, e agora foi ampliado para mais de 80, englobando todos os bairros, vilas e comunidades.

O programa aumentou a proximidade da população com o poder público. Todas as demandas, eleitas ou não, foram encaminhadas para as secretarias e órgãos responsáveis para análise técnica e de viabilidade.

Comunitas

A Prefeitura é parceira do Comunitas, assim como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no Curitiba 2035, iniciativa de caráter apartidário que tem como finalidade criar um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, tendo propósito uma cidade mais sustentável, inovadora e humanizada.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fala-curitiba-sera-apresentado-em-seminario-em-sao-paulo/48226.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …