Eunício se reunirá com equipe econômica do futuro governo — Senado Notícias

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, informou que terá uma reunião na noite desta terça-feira (13) com futuros integrantes da área econômica no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. O único nome confirmado no encontro foi o do economista Paulo Guedes, escolhido para chefiar o novo Ministério da Economia.

Segundo Eunício, a pauta da reunião será a possibilidade de mudanças na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. O presidente do Senado afirmou que pretende colaborar com a transição de governo.

— Entendo não ser justo que um presidente assuma sem participar da discussão do orçamento que ele vai implementar. Estamos abertos a fazer essa discussão.

Eunício, Guedes e os demais presentes deverão conversar sobre projetos de lei do Senado (PLSs) e do Congresso Nacional (PLNs) que digam respeito às finanças do país no próximo ano.

Outros nomes já confirmados para a área econômica do próximo governo são o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); o atual secretário do Tesouro, Mansueto de Almeida, para o mesmo cargo ou para a nova Secretaria da Fazenda; e o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, que será mantido no posto.

Almoço

O presidente do Senado terá, na quarta-feira (14), outro compromisso com líderes recém-eleitos. Eunício almoçará com vários dos governadores que iniciarão seus mandatos em 2019. O presidente eleito Jair Bolsonaro também comparecerá.

Posse

A pedido de Jair Bolsonaro, Eunício mudou o horário da cerimônia de posse presidencial, no dia 1º de janeiro. A solenidade ocorrerá a partir das 15h, o que representa uma antecipação de duas horas em relação ao horário previsto originalmente.

Ficha Limpa

Eunício comentou a entrada na pauta do Senado do projeto que restringe o alcance da Lei da Ficha Limpa para políticos condenados apenas depois de 2010. O PLS 396/2017 foi remetido ao Plenário, provocando polêmica.

O presidente explicou que houve um requerimento, assinado por mais de 50 senadores, solicitando regime de urgência para o texto. Nesse caso, ele é obrigado a pautá-lo. Eunício observou, também, que qualquer senador que for contrário a essa movimentação pode protocolar requerimento semelhante, bastando para isso reunir o apoio de pelo menos 20 colegas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/11/13/eunicio-se-reunira-com-equipe-economica-do-futuro-governo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …