Colaboradoras do STJ com deficiência expõem no maior evento mundial de fotografia – STJ

No período de 15 a 18 de novembro, duas colaboradoras do Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma com deficiência auditiva e outra com síndrome de Down, expõem fotografias na maior mostra fotográfica coletiva do mundo, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães de Brasília: o Brasília Photo Expo.

O idealizador do evento, que já está na 4ª edição, é o fotógrafo Eduardo Vergara. Este ano a exposição teve 12 mil inscrições e grande participação de grupos de pessoas com deficiências auditivas, visuais, e com Down. “Tem muitas pessoas que venceram fronteiras para estarem aqui. E nós sabemos reconhecer o valor da arte, que não é apenas uma questão técnica, a fotografia tem alma. Então, não importa se a foto foi feita de uma máquina profissional ou de um celular velho, (…) todo mundo pode fazer fotografia”, destaca Vergara.

As colaboradoras integraram uma parceria firmada entre a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ com o Projeto Surdo Foto, que tem o intuito de desenvolver outras habilidades profissionais nas pessoas com deficiência auditiva. O STJ disponibilizou o espaço físico e os organizadores do Surdo Foto ofereceram o curso gratuitamente.

Diminuição de barreiras

Simone de Souza, coordenadora da comissão, explicou que o trabalho desenvolvido pela área possui várias vertentes. Porém, o objetivo principal é “minimizar as barreiras atitudinais, arquitetônicas, urbanísticas, de comunicação, de serviços e de tecnologia, para que as pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, idosas, ou aquelas que tenham alguma necessidade de acessibilidade temporária possam acessar os serviços e instalações e sejam bem atendidas”.

Quando o processo eletrônico foi iniciado no tribunal, “chegamos a ter 300 colaboradores com deficiência auditiva trabalhando na virtualização dos processos, porém, à medida que os processos físicos diminuíram, diminuiu também a necessidade desse trabalho. Hoje o STJ conta com 150 colaboradores com deficiência auditiva”, conta Simone.

Diante dessa realidade, o STJ “tem uma preocupação grande com a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho e uma responsabilidade social em devolvê-las para a sociedade com outras habilidades profissionais desenvolvidas”, afirma a servidora.

Novos horizontes

Flávia Pompeu da Silveira possui deficiência auditiva e trabalha na seção de virtualização de petições e processos da Secretaria Judiciária do STJ. Ela participou do curso, se apaixonou pela arte, fez faculdade de fotografia e hoje está expondo suas fotos. Ela já trabalha com fotografia e vislumbra algumas áreas de atuação. “No futuro, quero me profissionalizar ainda mais e quem sabe ser uma fotógrafa famosa! Pretendo também ajudar outras pessoas com deficiência auditiva dando aulas de fotografia, para abrir novos horizontes para elas e para a minha profissão.”

Clécia Alexandra Veras de Macedo tem síndrome de Down e trabalha no gabinete da ministra Regina Helena Costa. A colaboradora também participou do curso oferecido pelo projeto Surdo Foto, o que fez despertar nela o gosto pela fotografia. As fotos expostas foram tiradas do próprio celular. “Hoje a fotografia faz parte da minha vida e, com a exposição, me senti orgulhosa de mim mesma, uma grande conquista”, celebrou.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/B-BBOdR3vd4/Colaboradoras-do-STJ-com-defici%C3%AAncia-exp%C3%B5em-no-maior-evento-mundial-de-fotografia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …