OAB completa 88 anos de defesa da advocacia e sociedade – OAB

Brasília – Ao completar 88 anos de atuação histórica em defesa dos advogados e da sociedade, a OAB reafirma seu papel de voz constitucional do cidadão, por assumir protagonismo em episódios relevantes da história desde que foi fundada, em 18 de novembro de 1930. Assim, a OAB é parte indissociável da trajetória democrática brasileira.  

O presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, destaca que ao longo desta trajetória, a entidade foi e segue sendo referência na defesa da Constituição, do Estadao Democrático de Direito e dos direitos da sociedade e das prerrogativas da advocacia. “A OAB é muito mais do que a entidade de classe que representa a advocacia. Nossa instituição é representante direta de cada cidadã e cidadão brasileiro. A Ordem é, de fato, do Brasil”.

A Ordem dos Advogados do Brasil nasceu em um contexto de intensa sintonia com as aspirações de renovação e modernização do País. Era 1930 e o Brasil atravessava transformações profundas trazidas pela histórica Revolução daquele ano, que fez emergir novas forças no cenário político. Em 18 de novembro de 1930, o Decreto 19.408, em seu artigo 17, foi o responsável por instituir a entidade que representa os interesses do cidadão.

Ao longo dos anos, a Ordem assumiu o protagonismo em episódios que marcaram para sempre a história brasileira: lutou contra o autoritarismo no movimento que culminou com a Constituição de 1934, enfrentou o regime varguista, as ameaças de perda da autonomia institucional da entidade, resistiu bravamente às tentativas de calar a voz do povo por episódios como a bomba de 1980 que vitimou Lyda Monteiro, entre outros capítulos.

Os movimentos de redemocratização da década de 1980 também tiveram a Ordem como carro-chefe da sociedade. A mobilização das Diretas, da ética na política e as demais manifestações culminaram na Carta Magna que rege a República desde 1988. Constituição, esta, que previa o mecanismo do impeachment, responsável por destituir Fernando Collor do poder em 1992 com atuação decisiva da OAB.

A Ordem consolidou sua relevância especialmente por sua atuação em defesa da sociedade civil e a Constituição. A entidade é responsável, por exemplo, pela Lei Anticorrupção, que permite a punição de empresas que ofereçam vantagem indevida a agente público, fraudem licitações e financiem atos ilícitos. 

Da mesma forma, iniciou o processo pela Emenda Constitucional 76, que acabou com o voto secreto em processos de cassações de parlamentares. Após conseguir o fim do financiamento privado em campanhas (considerado inconstitucional pelo STF em setembro deste ano, em acato à ação proposta pela Ordem), a entidade faz campanha pela criminalização do caixa 2 de campanhas eleitorais. As prerrogativas profissionais dos advogados, a melhoria das condições de trabalho e a valorização da classe com reflexos nos anseios do cidadão são bandeiras da instituição.    

No conturbado cenário político atual, a OAB foi mais uma vez decisiva ao atuar de maneira veemente na defesa da sociedade. Exemplos claros foram o pedido de afastamento do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e os pedidos de impeachment contra a presidente da República, Dilma Roussef e Michel Temer.

Confira aqui a história da OAB.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/56820/oab-completa-88-anos-de-defesa-da-advocacia-e-sociedade.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

OAB participa de cerimônia em homenagem aos 128 anos da Faculdade de Direito da UFBA – OAB

O presidente em exercício da OAB Nacional, Luiz Viana, homenageou os 128 anos da Faculdade …