Encontro de tecnologia do Interlegis treina especialistas de legislativos de todo o país — Senado Notícias

Começou nesta segunda-feira (19) a décima edição presencial do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGitec), promovido pelo Senado. O tema do encontro deste ano é “Parlamentos do Futuro”. Salas da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen) e do Interlegis, programa voltado à capacitação de servidores dos legislativos, receberam três oficinas: a do Portal Modelo, a do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e a de e-Democracia. Participaram 28 profissionais de tecnologia da informação, secretários e diretores de 25 câmaras municipais e assembleias legislativas.

A Oficina de Portal Modelo, ministrada pelo servidor José Bonifácio Góis, tratou do uso dos recursos oferecidos pelo programa. Os alunos analisaram cada um dos portais das 25 câmaras participantes e trocaram informação sobre como poderiam melhorar o sistema. Eles optaram por criar um portal que poderia funcionar como “banco de referências” para as outras casas.

— Nós viemos aprofundar o que já sabemos e absorver o máximo de novas informações possíveis. Além de implementar na nossa Câmara, pretendemos passar as informações para as casas próximas — afirmou André Moraes, técnico de informática da câmara municipal de Sinop (MT).

Segundo ele, a parceria do legislativo municipal com o Interlegis tem sido muito produtiva.

— Conhecemos o programa há 7 anos. No início, as pessoas ficaram desconfiadas. Elas achavam que ninguém podia oferecer tantos benefícios gratuitamente. Eu insisti e hoje somos referência para as Câmaras vizinhas.

Já o treinamento de SAPL, a cargo do técnico do Interlegis Adalberto Oliveira, focou nas novas funcionalidades da ferramenta. Segundo o servidor Anderson Sossela, auxiliar de secretaria da câmara municipal da Lapa (PR), a tecnologia está totalmente presente no cotidiano das pessoas, refletindo, assim, nas atividades das câmaras.

— O tema é ‘Parlamento do Futuro’. Eu acho que aprofundar o entendimento das ferramentas tecnológicas é fundamental para termos um Parlamento modernizado e transparente no futuro. É isso que a sociedade quer. Estamos nos empenhando para aprender a manusear a nova versão do SAPL — afirmou Sossela.

Diego Cunha, analista legislativo da Câmara dos Deputados, ministrou a oficina de e-Democracia, ferramenta com objetivo de aumentar a transparência e a participação popular nos processos legislativos. Adriana Chaves, gerente legislativa da Câmara Municipal de Piraí (PR), participou da oficina.

— Agora podemos contar com mais uma ferramenta para disponibilizar ao cidadão. Aqui podemos compartilhar soluções, trocar ideias e tirar muitas dúvidas.  As aulas estão sendo muito boas — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/11/19/encontro-de-tecnologia-do-interlegis-treina-especialistas-de-legislativos-de-todo-o-pais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Na CCJ, senadores repercutem cassação do mandato de Juíza Selma pelo TSE — Senado Notícias

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato da senadora Juíza Selma …