Juiz lança no STF livro sobre progressão de regime com prefácio do ministro Luiz Fux – STF

O presidente e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, e o ministro Alexandre de Moraes participaram nesta quarta-feira (5) do lançamento do livro “Exame Criminológico e Progressão de Regime: as causas sociológicas da divergência entre os discursos do Direito e da Psicologia e o seu impacto na expansão do poder punitivo". O autor, Bruno Jacoby de Lamare, é juiz de Direito e atua como instrutor no gabinete do ministro Fux, um dos prefaciadores da obra.

O livro, segundo o autor, é um desdobramento de sua dissertação de mestrado, na qual buscou a aproximação de referenciais teóricos da Criminologia Crítica e da Psicologia. “Todo o trabalho é conduzido pelos valores da dignidade da vida e da pessoa humana no ambiente prisional”, afirmou de Lamare.

Ao apresentar a obra, o ministro Fux destacou a inflexão entre o Direito e a Psicologia e ressaltou a importância dessa abordagem interdisciplinar no tratamento de questões jurídicas. De acordo com o vice-presidente do STF, a lei deve buscar a melhoria o bem-estar da sociedade, e a solução de litígios deve levar em conta o bem-estar e a dignidade das pessoas.

CF/EH

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=397739.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ministro Dias Toffoli suspende efeitos de decisão que exigia quórum de 2/3 para recebimento de denúncia contra prefeito – STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, acolheu pedido de Suspensão de …