Encerramento de 2018 da Camerata Antiqua terá Oratório de Natal de Bach – Prefeitura de Curitiba/PR

O encerramento da temporada 2018 da Camerata Antiqua de Curitiba será feito nesta sexta-feira (14/12), às 20h, e no sábado (16/12), às 18h30. As apresentações serão na Capela Santa Maria Espaço Cultural e o Programa terá a regência do maestro belga Bart Naessens com a e execução do ‘Oratório de Natal’ de Bach.  

São cerca de 60 músicos no palco apresentando as obras em comemoração ao advento natalino. O compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750) tem uma cantata para cada oficio religioso do ano, escritas para coro e orquestra.

Nesse Programa foram escolhidas as três primeiras partes do texto-base do Oratório de Natal, formado por trechos dos Evangelhos de Lucas e Mateus, complementado com versos do poeta Christian Friedrich Henrici – “Picander”.

Ainda para o concerto, solistas nacionais e internacionais representam os personagens acompanhando a história narrada pelo evangelista e tenor Rodrigo del Pozo (Chile). Completam o repertório a soprano Natália Aurea (SP), o contratenor Paulo Mestre (PR), e o barítono Norbert Steidl (Áustria/Brasil-PR). 

O concerto de encerramento com obras natalinas é tradicional na programação da Camerata, explica Janete Andrade, coordenadora de música erudita. “Foi um ano incrível, que tivemos grandes momentos, e agora estamos terminando muito bem, com o que a gente adora, com Bach”, afirmou.

Temporada 2018

O evento marca o encerramento da temporada da Camerata Antiqua de Curitiba, que se destacou pelas apresentações voltadas aos diferentes períodos da música erudita mundial. Cerca de 14 mil pessoas puderam assistir ao grupo nas 64 apresentações que ocorreram durante o ano.

Apresentações frequentes lotaram a Capela Santa Maria como a abertura da temporada com ‘A Paixão Segundo São João’, o concerto para a Missão Oficial Anual dos Embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil, o Foundling Hospital Anthem e a homenagem aos 100 anos de Nelson Mandela.

Também ganharam evidência as participações em Festivais como o de Campos de Jordão, o Festival de Cascavel, o Mia Cara Curitiba, o Festspiele Brazil, o Festival de Corais de Joinville e até mesmo os promovidos pelo grupo como a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba e a Oficina de Música de Curitiba.

As ações sociais que o grupo faz anualmente também tiveram relevância esse ano, como o ‘Concertos nas igrejas’, ‘Alimentando com Música’ para crianças de escolas da rede municipal de ensino e o ‘Música pela Vida’, chegando a todas as Regionais Administrativas da cidade. 


Serviço: Camerata Antiqua de Curitiba – Concerto de encerramento da temporada 2018 Weihnachts Oratorium
Regência Bart Naessens (Bélgica) 
Data: 
Sexta-feira, 14 de dezembro, 20h e sábado15 de dezembro, 18h30 
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos: R$ 30 e meia-entrada R$ 15 
Vendas pelo site aloingressos.com e na bilheteria do espaço


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/encerramento-de-2018-da-camerata-antiqua-tera-oratorio-de-natal-de-bach/48657.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …