Corregedor Nacional de Justiça é homenageado pela ABA – STJ

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, recebeu, na noite de quinta-feira (13), o título de Sócio Honorário da Associação Brasileira de Advogados, concedido apenas uma vez a cada ano àqueles que prestam relevantes serviços à justiça, à democracia e à advocacia do país. A homenagem foi conferida pelo presidente da ABA, Esdras Dantas Souza.

“É um título que concedemos a pessoas realmente especiais. E o senhor é uma pessoa especial, um magistrado vocacionado, que pensa nas pessoas que devemos servir. Além disso, foi um advogado combativo, militante e, depois, tornou-se um líder da advocacia do seu estado, quando se tornou presidente da Seccional da OAB em Alagoas”, assinalou Esdras Dantas.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente de honra da ABA, também homenageou o corregedor nacional. “O ministro Humberto Martins é um dos maiores defensores das prerrogativas dos advogados no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. É aquele que sabe que advocacia e magistratura são duas asas do mesmo pássaro (jurisdição), é uma das maiores autoridades do Poder Judiciário”, falou Furtado Coêlho.

Efetivação da justiça

Martins, em suas palavras, lembrou que a Constituição Federal reconhece ao advogado a função essencial e primordial de efetivação da justiça. “ Sem os advogados, não é possível que o Poder Judiciário realize a sua função social, como instrumento de coesão, e a força da advocacia vem de sua união, por meio da Ordem dos Advogados do Brasil e das associações de advogados, que atuam permanentemente em defesa dos ideais democráticos”, destacou o corregedor.

Ao falar da ABA, o ministro ressaltou que a instituição tem papel bem mais amplo do que a simples promoção e defesa da classe dos advogados, trabalhando como uma defensora da sociedade brasileira, da democracia e da justiça.

“Somente assim é que poderemos concretizar as promessas do Estado social, de forma humana, justa e fraterna. Por isso que sempre faço questão de exortar: Sem advogado, não há Justiça. Sem Justiça, não há cidadania”, afirmou Humberto Martins.

O ministro finalizou suas palavras dizendo que, apesar de estar no Superior Tribunal de Justiça e na Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, cumprindo outra missão, não se esquece de todos aqueles que trabalham em busca por uma advocacia respeitada e uma cidadania plena.

“E eu, de minha parte, não escondo de ninguém: sou um eterno apaixonado pela advocacia e pelo Poder Judiciário. Sou um homem feliz! Nada tenho a murmurar, sempre a agradecer”, concluiu o corregedor.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/-Y_4HWtKXNI/Corregedor-Nacional-de-Justi%C3%A7a-%C3%A9-homenageado-pela-ABA.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …