CDR apresenta balanço de atividade legislativa de 2018 — Senado Notícias

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) apresentou intensa produção legislativa em 2018. Os dados foram apresentados pelo senador Paulo Rocha (PT-PA) na reunião da última quarta-feira (12). Foram 33 reuniões ao longo do ano, das quais 15 foram deliberativas, quando foram aprovadas matérias como requerimentos e projetos de lei.

Um dos projetos aprovados pela CDR permite que as indústrias instaladas na Zona Franca Verde comprem máquinas, equipamentos e insumos com isenção do Imposto de Importação (PLS 68/2016). A Zona Franca Verde abrange municípios de Amapá, Amazonas, Acre e de Rondônia. A matéria foi enviada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para análise em decisão final.

Outro projeto aprovado na comissão foi o que autoriza o Poder Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento da Metade Sul do Rio Grande do Sul (PLS 129/2018). A matéria já foi aprovada no Plenário do Senado e enviada para a análise da Câmara dos Deputados.

A CDR também realizou oito audiências públicas. Uma delas, em julho, debateu a questão do preço dos combustíveis e a importância da Petrobras. Em outra audiência, o foco foi a transposição do rio São Francisco. A comissão também promoveu cinco eventos externos, como o encontro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal, para debater o reconhecimento do forró de raiz como Patrimônio Imaterial Cultural Nacional.

Barragens

A comissão também realizou duas audiências públicas voltadas para a questão da segurança das barragens. A sugestão dos debates partiu do senador Elmano Férrer (Pode-PI), relator da análise da política pública do governo federal voltada para as barragens.

Uma das audiências foi promovida no mês de novembro, quando especialistas e técnicos chamaram atenção para a quantidade de barragens em situação de grave risco no país. Pelo relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), das 24 mil barragens existentes, 723 apresentam alto risco de acidente e apenas 3% do total cadastrado foram vistoriadas pelos órgãos fiscalizadores.

A outra audiência foi realizada em Teresina (PI), no início de dezembro. Os debatedores alertaram para o risco de novos acidentes em barragens, a exemplo do que aconteceu em Mariana (MG). Ambos eventos apresentaram subsídios para a análise da política pública dentro da comissão.

O relatório foi apresentado e aprovado na última quarta-feira (12). Em um documento de 112 páginas, o relator identifica problemas e faz sugestões para aumentar a segurança das barragens. O senador registra a necessidade de uma fonte de recursos para manutenção das barragens e cobra a execução ágil de ações para garantir a segurança física das construções e das populações próximas às barragens.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/12/17/cdr-apresenta-balanco-de-atividade-legislativa-de-2018.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …