Mainardi se desculpa com nordestinos: “Não tive intenção de ofender” – Congresso em Foco

Uma semana após causar polêmica com declarações consideradas preconceituosas em relação aos eleitores nortistas e nordestinos, o jornalista Diogo Mainardi se desculpou pelos comentários e disse que não teve a intenção de ofender ninguém. Na noite da reeleição da presidente Dilma Rousseff, o comentarista do programa Manhattan Connection, da Globo News, disse que a petista havia vencido graças ao Norte e ao Nordeste, região esta chamada por ele de “retrógrada”, “bovina” e “atrasada”.

“Sei que o termo bovino ofendeu muita gente, peço mais uma vez desculpas, mas gostaria de esclarecer que ha décadas e décadas nós usamos os termos curral eleitoral e voto de cabresto para designar compra de votos. Imaginar um nordestino num curral ou um nordestino com um cabresto não é diferente de bovino. Não pretendi em momento algum culpar a vítima da manipulação e sim quem a pratica. Só isso”, disse Mainardi na edição de anteontem (2) do Manhattan Connection.

Veja o pedido de desculpas do jornalista:

As declarações do jornalista logo após a proclamação do resultado da eleição presidencial provocou polêmica nas redes sociais e no Congresso Nacional. O deputado Silvio Costa (PSC-PE) pediu ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que processasse Diogo Mainardi caso o colunista não se retratasse. O jogador do Zenit e da seleção brasileira de futebol Hulk publicou nas redes sociais um texto em que chama o jornalista de “arrogante” e “ignorante”.

Foi a Hulk que Mainardi dirigiu seu pedido de desculpas ao nordestino. “Não tem troco. Peço desculpas ao Hulk e a todos que se sentiram ofendidos. Não era minha intenção ofender ninguém. Minha intenção era ofender a mixórdia petista que usou e abusou dos programas sociais do governo para rebanhar votos nas regiões mais pobres do país, em especial o Norte e o Nordeste”, afirmou. “Espero que você seja desculpado”, disse na sequência o apresentador do programa, Lucas Mendes.

Veja o vídeo com os comentários de Diogo Mainardi sobre o Nordeste:

Na noite de 26 de outubro, o colunista não escondeu a irritação pela reeleição de Dilma. “Essa eleição é a prova de que o Brasil ficou no passado. Não é Bolsa Família, não é marquetagem. O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída, que tem uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem. A imprensa livre só existe da metade do Brasil para baixo. Tudo que representa a modernidade tá do outro lado”, atacou Mainardi.

Leia o comentário de Hulk:

Morando tanto tempo fora do Brasil, o jornalista Diogo Mainard não demonstra conhecimento pela importância do Nordeste ao País e principalmente respeito com a população nordestina. Já que ele fala também de cultura, será que ele sabe a importância destes homens para o Brasil: Graciliano Ramos, Rui Barbosa, Glauber Rocha, Jorge Amado, Suassuna, Renato Aragão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Wilker e Chico Anisio. Cito 10 importantes nomes nascidos no Nordeste em vários períodos que contribuíram para a evolução do Brasil. São escritores, poetas, pensadores, atores e compositores que ajudaram e são referências do Brasil no exterior. Infelizmente o Mainard demostra ignorância e arrogância quando crítica o Nordeste. Nossa população tem dificuldades e luta com humildade para melhorar sua condição de vida. As maiores dificuldades foram impostas pelos diversos Governos ao longo dos anos. Mainard, respeite o Nordeste!

Mais sobre eleições 2014

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Se Cristina Kirchner voltar, Argentina virará uma Venezuela, diz Bolsonaro – Congresso em Foco

Por Rafael Neves Em 02 maio, 2019 – 20:17 Última Atualização 02 maio, 2019 …