Conheça os serviços ao eleitor disponíveis no portal do TSE — Tribunal Superior Eleitoral

Diferentes serviços e informações podem ser acessados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na aba Eleitor e Eleições, localizada na barra superior da homepage, o internauta tem à sua disposição as seguintes seções para consulta: Certidões, Eleições, Estatísticas, Plebiscitos e referendos, Processo Eleitoral no Brasil e Serviços ao eleitor.

Todos os serviços disponíveis na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. Para emitir ou validar certidões pela internet é necessário preencher todos os campos do formulário de emissão ou validação. 

A área Certidões dispõe de links de acesso à composição de partidos, crimes eleitorais, filiação partidária, a possibilidade de tirar a certidão negativa de alistamento e de quitação eleitoral. 

A seção Serviços ao eleitor da aba permite consultar aos seguintes links: Cartórios e zonas eleitorais, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Justificativa eleitoral, Restituição de multas e informações sobre o título de eleitor. 

Já na seção Eleições, disponível na aba Eleitor e Eleições, o cidadão pode obter dados de contas eleitorais e prazos de desincompatibilização de postulantes a candidatos, bem como apurar informações sobre eleições gerais e municipais e eleições suplementares. Também é possível conhecer tudo sobre o funcionamento da urna eletrônica. 

O link Estatísticas permite acessar dados sobre as eleições já realizadas, bem como conhecer a evolução do eleitorado brasileiro. Esse link conta também com relatórios das eleições e o repositório de dados eleitorais, uma compilação de informações “brutas” das eleições, desde 1945, voltada para pesquisadores, imprensa e pessoas interessadas em analisar os dados de candidatos, eleitorado, pesquisas eleitorais, prestação de contas eleitorais, prestação de contas partidárias e resultados das eleições.

Em Plebiscitos e referendos, o cidadão obtém informações completas sobre todos os plebiscitos e referendos já realizados no Brasil. 

RC/RR

 

 

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Dezembro/conheca-os-servicos-ao-eleitor-disponiveis-no-portal-do-tse.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Arquivo do TSE guarda 87 anos de história da instituição e da Justiça Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

A gestão documental é tarefa imprescindível para a instituição que busca preservar sua história e …