Projeto estabelece selo para comprovar produção orgânica de alimentos – Câmara Notícias

Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Para Souza, a medida amplia as garantias aos consumidores de que os alimentos são produzidos sob os requisitos da produção orgânica

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 10882/18, do deputado Cesar Souza (PSD-SC), que estabelece selo de comprovação de produção orgânica de alimentos, quanto a sua origem e processo produtivo.

A certificação será dada pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O órgão deverá credenciar, acompanhar e fiscalizar os organismos de avaliação da conformidade orgânica.

Os estados e o Distrito Federal poderão integrar o sistema por convênios.

O sistema e o selo já existem e atualmente estão regidos pelo Decreto 6.323/07. Para Souza, é importante “elevar ao nível de lei” as definições previstas no decreto.

Souza afirmou que a produção de orgânicos tem sido alvo de ataques de credibilidade em razão de fraudes na produção e comercialização de alimentos convencionais “como se orgânicos fossem”.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Privatização causa polêmica em audiência com presidente da Petrobras — Senado Notícias

O processo de desinvestimento com venda de ativos que vem sendo conduzido pela Petrobras foi …