Presidente da OAB agradece Justiça Eleitoral por empréstimo de urnas eletrônicas — Tribunal Superior Eleitoral

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, agradeceu a Justiça Eleitoral pelo empréstimo de urnas eletrônicas para a realização das eleições dos dirigentes das seccionais da entidade em todo o país para o triênio 2019-2021. O pleito ocorreu na segunda quinzena do mês de novembro do ano passado.

O agradecimento foi realizado por meio de ofício enviado à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber. No documento, Lamachia ressaltou a confiabilidade do sistema eletrônico de votação, e afirmou que as urnas viabilizaram “com rapidez e segurança” a realização das eleições da OAB em diferentes estados da Federação.

Ao todo, cerca de 2.500 urnas eletrônicas foram emprestadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para a OAB. O equipamento é do mesmo modelo utilizado nas eleições gerais ordinárias realizadas em outubro do ano passado para a escolha do presidente da República. As urnas emprestadas para a OAB foram as não utilizadas no pleito geral ordinário.

Ao todo, 20 seccionais da Ordem puderam empregar a urna eletrônica nas eleições de seus dirigentes. Outras sete utilizaram urnas de lona, também cedidas pela Justiça Eleitoral, que, nesses casos, não dispunha do quantitativo de equipamento eletrônico requerido pela OAB, uma vez que ele fora utilizado nas eleições gerais de outubro.

A cessão de urnas eletrônicas pela Justiça Eleitoral é regulada pela Resolução TSE nº 22.685/2007.

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Janeiro/presidente-da-oab-agradece-justica-eleitoral-por-emprestimo-de-urnas-eletronicas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Direitos políticos na CF – Fernanda Lage I Momento eleitoral nº 56

A entrevistada desta semana do Momento Eleitoral é a professora de direito eleitoral Fernanda Lage …