Proposta estabelece que gestante terá, no SUS, exame sobre riscos de pré-eclâmpsia – Câmara Notícias

Proposta estabelece que gestante terá, no SUS, exame sobre riscos de pré-eclâmpsia

Projeto de Lei (11008/18) estabelece que toda gestante que realize o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terá direito de acesso a exame sobre os riscos de pré-eclâmpsia, a ser aplicado para tornar possível o diagnóstico precoce, o monitoramento e o tratamento preventivo.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Mariana Carvalho: hipertensão está entre uma das mais importantes patologias que pode acometer as gestantes

Conforme o texto, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), a triagem deverá ser realizada até a 14ª semana de gestação. A gestante identificada como de alto risco para desenvolvimento de pré-eclâmpsia, doença ligada à hipertensão, deverá passar a ser monitorada e iniciará o tratamento até no máximo a 16ª semana.

“Dentre as patologias que podem acometer as gestantes, a hipertensão arterial se destaca com uma das mais importantes”, disse Mariana Carvalho. “É uma doença considerada problema de saúde pública pelo seu elevado custo médico-social.”

A triagem da pré-eclâmpsia traz redução de custos com internação e terapias intensivas, segundo a autora da proposta, além de proporcionar às gestantes melhora na qualidade de vida e menor risco de óbito materno-fetal.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …