Período de licença parental poderá aumentar para servidores municipais

JOSÉ RENATO SIMÃO
DA REDAÇÃO 

Com o objetivo de contribuir para o convívio familiar em um momento delicado, o PL (Projeto de Lei) 363/2018, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), amplia a Licença Parental para os servidores públicos municipais de São Paulo. Hoje de cinco dias, o prazo do benefício passará a 20 dias – e poderá chegar a 180, em caso de nascimento ou adoção de duas ou mais crianças.

Segundo o texto do Projeto, a Licença Parental de Curta Duração deverá ser concedida aos servidores, independentemente de gênero, orientação sexual ou identidade de gênero e estado civil. A licença terá início no dia do nascimento do bebê ou, caso o nascimento ocorra após o término do expediente, a partir do dia seguinte. Em caso de adoção, o afastamento seria a partir da data do início da guarda, mediante a apresentação de termo judicial específico.

Segundo a justificativa do Projeto, desde 1981, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) recomenda a licença parental com a finalidade de atenuar as desigualdades provenientes dos encargos familiares, tornando os genitores responsáveis pelos cuidados e educação dos filhos.

“A medida já vem sendo aplicada em mais de 70 países, e aqui no Brasil já tem jurisprudência no Rio Grande do Sul, confirmando a questão. Por essa razão, entendemos que seria extremamente justo, para os servidores que se tornem pais, gozar desta licença”, afirma, na justificativa, o vereador Nomura.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos por meio do formulário “Fale com o Vereador”.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/periodo-de-licenca-parental-podera-ser-maior-para-servidores-municipais/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Abertas inscrições do Prêmio Paulo Freire da Câmara

Atualizado em (03/05/2019 – 16h12) | Cidade, Geral, Notícias DANIEL …