Rua 25 de Agosto, no Xaxim, ganha nova ponte de concreto – Prefeitura de Curitiba/PR

O Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu, nesta quinta-feira (10/1), a obra da nova ponte de concreto sobre o córrego Evaristo da Veiga, na Rua 25 de Agosto, no Bairro Xaxim. O córrego é afluente do Rio Belém. Nos últimos dois 2 anos, a Prefeitura de Curitiba já fez três novas pontes de concreto – outras duas estão em fase final de construção, doze novas pontes de madeira e restaurou outras quinze pontes de madeira.

A nova ponte de concreto garante mais segurança, conforto e aumenta a autoestima dos moradores da rua. “Ficou pronta a bela ponte da Rua 25 de Agosto, sobre o afluente do Rio Belém, o córrego Evaristo da Veiga, que corre em direção à baixada na divisa da Vila Hauer com o Boqueirão”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

O prefeito lembrou que a antiga ponte da Rua 25 de Agosto era precária. “O local era uma vergonha, pontilhão velho e arcaico, passava apenas um carro de cada vez. A própria ponte, de cabeceiras baixas, represava o caudal das águas, provocando represamento e inundação”, disse Greca.

A diarista Jurema de Oliveira mora há 25 anos na Rua 25 de Agosto, próximo à cabeceira da nova ponte, e crê que a melhoria pode influenciar até no comportamento da vizinhança. “A ponte ficou ótima, muito linda. Agora precisamos da colaboração de todos para que parem de jogar lixo no rio e preservem o local onde vivemos. Temos que cuidar bem da nova ponte, do rio, da rua para vivermos melhor”, apontou.

Aos 70 anos, e todos eles vividos na casa que herdou dos pais na Rua 25 de Agosto, Marlene Aparecida Bonfim Costa elogiou a rapidez com que foi feita a obra. “Parece que não vi o tempo passar. Num dia estavam começando a fazer a ponte e no outro já estava tudo terminado. Muito bom. Valoriza o nosso bairro e a nossa rua. Também dá mais segurança para as pessoas que, como eu, caminham para fazer compras e pegar o ônibus”, avaliou.

Outras pontes

A obra da Rua 25 de Agosto é fruto de uma parceria firmada entre Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado, que doou as vigas pré-moldadas para a construção de cinco pontes na capital. 

A ponte da Rua Aleixo Schluga sobre o Córrego Jardim Cruzeiro do Sul, no Santa Cândida, e a ponte da Rua Sebastião Gonçalves Pinto sobre o Rio Atuba também já estão prontas. As pontes da Rua Mathias de Andrade Rocha, no Alto Boqueirão, e da Rua Vitorino Kaviski, no Bigorrilho, estão em fase final de construção.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/rua-25-de-agosto-no-xaxim-ganha-nova-ponte-de-concreto/48932.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …