Histórica, Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos — Governo do Brasil

Com 30 artigos que inspiram a redação de diversos textos legais e políticos pelo mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos nesta segunda-feira (10). Proclamada pelas Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, o texto possui importância histórica e política inquestionável. No Brasil, a Declaração norteia boa parte da Constituição Federal de 1988.   

Direito de ir e vir, à vida, liberdade, igualdade, tolerância, segurança, à educação e à cultura, entre diversos outros, passaram a ser reconhecidos, ao longo dos últimos anos, entre as nações democráticas. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF, Djalma Nogueira, ressaltou que o documento é importante para o mundo e lembrou que o Brasil criou meios de fiscalização para o cumprimento dessas obrigações.

“Temos essas garantias replicadas em vários dispositivos. Além disso, o estado brasileiro criou mecanismos para garantir direitos individuais e coletivos, como a própria OAB e os conselhos de direitos humanos estaduais e municipais”, explicou. O texto transformou fundamentalmente a cidadania no planeta. “Várias outras nações replicaram em suas constituições”, ponderou.

Os direitos elencados na Declaração Universal tornaram parâmetro básico para aferir o respeito à dignidade das pessoas nas mais diversas partes do planeta. Seu apelo é fundamentalmente em direção ao futuro. Ainda nos dias de hoje, é considerado o documento dos direitos humanos mais universal em existência.

Criação universal

Por meio da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, em 1948,  sob a presidência de Eleanor Roosevelt, a viúva do presidente Franklin Roosevelt, defensora dos direitos humanos por direito próprio e delegada dos Estados Unidos nas Nações Unidas, saiu o rascunho do documento que viria a converter-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Declaração foi redigida por representantes de todas as regiões do mundo e abarcou todas as tradições legais. Na época, a Assembleia exigiu a todos os países-membros que publicassem o texto da Declaração e que fosse disseminado em escolas e instituições educacionais. O Livro de Recordes Mundiais do Guinness apontou o documento como o mais traduzido no mundo. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações da ONU

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/Rss-CidadaniaEJustia/~3/V3Xny8hMKy8/historica-declaracao-universal-dos-direitos-humanos-completa-70-anos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

AASP reúne-se com CAASP – AASP – AASP

Na manhã desta terça-feira (26/3), a AASP esteve presente na Caixa de Assistência dos Advogados …