Indenização por danos materiais e morais contra União poderá ir para juizados especiais – Câmara Notícias

Indenização por danos materiais e morais contra União poderá ir para juizados especiais

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Delegado Waldir: A proposição visa simplificar o rito processual e facilitar o acesso a este direito a todos os brasileiros

O Projeto de Lei 10658/18 inclui ações por indenização por danos materiais e morais contra a União, estados e municípios na Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Lei 9.099/95). A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, também vale para fundações e associações prestadoras de serviços públicos.

Hoje em dia, a lei garante competência para os juizados especiais para causas de até 40 salários mínimos, ações de despejo de uso próprio e ações de posse sobre imóveis de baixo valor.

Segundo o autor da proposta, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), a busca pela indenização por danos causados por responsabilidade do Estado não é prática comum no Brasil. “Uma das causas é a concepção popular das delongas de se manejar uma ação contra o Poder Público.”

O deputado afirmou que o projeto vai “permitir a concretização” de um direito constitucional com a simplificação do rito processual.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Relatório da Instituição Fiscal aponta recuperação gradual da economia — Senado Notícias

O primeiro Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) da Instituição Fiscal Independente (IFI) de 2019 aponta recuperação gradual …