Obra na Mário Tourinho e preparativos para Oficina de Música – Prefeitura de Curitiba/PR

A mais nova etapa da construção da trincheira entre a Avenida Nossa Senhora Aparecida e a Rua Mário Tourinho, no Seminário, começou nesta semana, com o bloqueio de faixas para instalação de canteiro de obras. A Prefeitura também começou a recuperação da estufa do Jardim Botânico e da ponte de madeira para pedestres no Parque Barigui.

Marcada por temperaturas médias na casa dos 30 graus, a semana na capital teve ainda o lançamento do Verão Curitiba 2019. Os parques Barigui, Passaúna, Náutico e Lago Azul serão palcos das atividades recreativas gratuitas da Prefeitura.

As ações serão aos fins de semana, até 24 de fevereiro, sempre das 13h às 19h. No site Verão Curitiba 2019 é possível acompanhar toda a programação das atividades.


Principais notícias da semana da Prefeitura

Segunda-feira, 7/1

De Maria Rita à ópera Carmem, Oficina de Música segue viés multicultural

A Prefeitura deu andamento à série de preparativos para a 36ª da Oficina de Música, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba de 16 a 27 de janeiro. Como na edição passada, as duas vertentes, Erudita e Popular, ocorrerão simultaneamente.

Servidores mudam hábitos e compra de copos plásticos cai na Prefeitura

A Secretaria de Planejamento e Administração divulgou um levantamento que mostra a economia da Prefeitura em compras de copos de plástico. Em 2018, foram comprados 36,58% menos copos, o equivalente a 2,8 milhões de unidades a menos que em 2017.

A economia veio de várias secretarias pois, por incentivo ou iniciativa própria, muitos servidores estão conseguindo mudar um hábito antigo e trocando os copos plásticos descartáveis por utensílios reutilizáveis.


Terça-feira, 8/1

Escolas, planos de saúde e estacionamentos são campeões de CPF na Nota

Escolas, planos de saúde e estacionamentos foram os serviços que mais emitiram CPF na Nota em 2018. Levantamento da Secretaria Municipal de Finanças mostra que estabelecimentos de ensino regular pré-escolar, fundamental, médio e superior emitiram 4.465.809 de notas com CPF no ano passado. Planos de saúde ficaram em segundo lugar, com 2.829.153, e estacionamentos em terceiro, com 1.236.533 notas emitidas.

A emissão de notas com CPF cresceu devido ao programa Nota Curitibana, lançado em 2018, que incentiva o contribuinte a pedir CPF na Nota, combate a sonegação fiscal, dá descontos no IPTU e ainda distribui prêmios.

Mário Tourinho terá faixa exclusiva para facilitar o trajeto dos ônibus

A Prefeitura anunciou que a Rua General Mário Tourinho será a quinta da cidade a ganhar uma faixa de trânsito exclusiva para ônibus. A novidade será implantada na extensão de 1,1 quilômetro, entre a Avenida Vicente Machado e o Terminal Campina do Siqueira. Por ali passam, diariamente, cinco linhas do transporte coletivo.

Quarta-feira, 9,1 

Nova etapa da construção da trincheira do Seminário

A mais nova etapa da construção da trincheira entre a Avenida Nossa Senhora Aparecida e a Rua Mário Tourinho, no Seminário, começou nesta semana. A faixa da esquerda da Mário Tourinho após a Fonte de Jerusalém, sentido Parque Barigui, foi bloqueada para instalação do espaço que será utilizado para confecção das vigas de concreto necessárias para a obra.

Além disso, durante o horário comercial, cerca de 200 metros da faixa da direta da Mário Tourinho, logo após o cruzamento com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no sentido Parque Barigui, também são bloqueados para garantir a segurança dos operários que já estão trabalhando no local. O bloqueio deste trecho será retirado nos finais de tarde.

Prefeitura começa a recuperação da estufa do Jardim Botânico

A estufa do Jardim Botânico está passando por trabalhos de revitalização. Nesta semana, os visitantes já encontram mobilização de trabalhadores para a instalação de tapumes, que trarão informações sobre a estrutura, que ficará interditada. A estimativa é de que os serviços tenham a duração de três meses.

Autos de Reis reúnem 4 mil pessoas nas dez regionais da cidade

A Regional Boa Vista sediou a décima e última apresentação do Auto de Reis, evento concebido pelo prefeito Rafael Greca para entregar presentes de Natal às crianças atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS). A Prefeitura entregou cerca de 21 mil brinquedos para 2 mil crianças nos dez eventos. Ao todo, mais de 4 mil pessoas viram o auto, encenado pelo grupo Rosa Armorial desde 3 de janeiro

Quinta-feira, 10/1 

Prefeitura limpa placas de trânsito de ruas e avenidas da cidade

A Superintendência de Trânsito (Setran) começou o ano com um trabalho de limpeza de placas de trânsito pela cidade. Ruas de ligação entre os bairros e o Centro, com grande circulação de motoristas e pedestres, serão prioritárias para receber o serviço, que ocorre no período da noite.

A Avenida Silva Jardim foi a primeira a receber os trabalhos de limpeza, feita com detergente, vassoura e pulverizador. Nos três primeiros dias de serviço, 601 placas foram limpas, no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Mariano Torres. O trabalho também já foi feito na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Conselheiro Laurindo.

Estrutura da ponte de madeira do Parque Barigui passa por reformas

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente começou a fazer a substituição de peças danificadas da ponte de madeira que fica próxima ao Salão de Atos, no Parque Barigui. A estrutura atende apenas aos pedestres para travessia do lago e ficará interditada até a conclusão dos trabalhos. A previsão é para que a liberação aconteça em uma semana.

Sexta-feira 11/1

Urbs e Setransp fazem ajustes para barrar fura-catracas em estações-tubos

A Urbs e o Setransp – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana – anunciaram ajustes para aperfeiçoar o dispositivo criado para barrar os fura-catracas do transporte coletivo.

Foram instalados anteparos de borracha nas grades da estação-tubo Passeio Público para diminuir o espaço por onde ocorrem as invasões, que oneram o sistema de transporte coletivo. O projeto do anteparo é uma iniciativa do Setransp e aprovado pela Urbs.

Verão Curitiba tem atividades em quatro parques

A Prefeitura lançou, no Parque Náutico do Boqueirão, o Verão Curitiba 2019. As atividades recreativas e de lazer vão até 24 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, das 13h às 19h, e, além Parque Náutico, ocorrerão no Barigui, Passaúna e Lago Azul. 

Hospital do Idoso recebe equipamento para cirurgias menos invasivas

O Hospital do Idoso, no Pinheirinho, recebeu um novo sistema de videolaparoscopia, que permite cirurgias menos invasivas. O aparelho possibilita o aumento do número de cirurgias feitas por videolaparoscopia nos dois centros cirúrgicos do hospital, ofertando ainda mais qualidade no atendimento prestado aos curitibanos.


 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/obra-na-mario-tourinho-e-preparativos-para-oficina-de-musica/48947.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …