Lei institui Julho Amarelo, mês de combate a hepatites virais – Migalhas

Foi publicada no DOU desta sexta-feira, 11, a lei 13.802/19. A norma institui o Julho Amarelo, para determinar que julho é o mês de combate às hepatites virais.

De acordo com o texto, anualmente, durante o sétimo mês do ano, serão realizadas, em todo o território nacional, ações relacionadas à luta contra essas doenças.

A lei entra em vigor já nesta sexta-feira, 11.

Meses coloridos

Nos últimos anos, leis que associam determinado mês do ano a uma cor para a realização de campanhas no âmbito da saúde foram sancionadas. Em novembro de 2017, o então presidente Michel Temer sancionou a lei 13.504/17, que institui o Dezembro Vermelho como o mês de campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis – DSTs.

Em novembro de 2018, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no exercício da presidência da República, sancionou a lei que institui o Outubro Rosa – mês de conscientização, combate e prevenção ao câncer de mama.

Projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado também visam instituir outros meses como de combate a doenças. O PL 9.595/18, que tramita na Câmara, pretende instituir o Abril Marrom como mês de conscientização e prevenção à cegueira. Na mesma Casa, também tramitam o PL 3.671/15, que visa instituir o Dezembro Laranja – mês de prevenção ao câncer de pele; e o PL 6.669/13, que estabelece o Novembro Azul como mês de campanha ao combate e prevenção ao câncer de próstata.

Veja a íntegra da lei 13.802/19:

___________

LEI Nº 13.802, DE 10 DE JANEIRO DE 2019

Institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano,
em todo o território nacional, no mês de julho,
quando serão efetivadas ações relacionadas à luta
contra as hepatites virais.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Esta Lei institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o território nacional, no mês de julho, quando serão efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais, nos termos de regulamento.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 10 de janeiro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO
Luiz Henrique Mandetta



Fonte Oficial: https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI294115,51045-Lei+institui+Julho+Amarelo+mes+de+combate+a+hepatites+virais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Eduardo Bolsonaro nega “competição” com chanceler e diz que missão está “cumprida”, após participar de encontro do pai com Trump – Congresso em Foco

Eduardo Bolsonaro nega “competição” com chanceler e diz que missão está “cumprida”, após participar de …