Operação Acolhida será prorrogada por mais um ano — Governo do Brasil

A Operação Acolhida, uma força-tarefa para recebimento e interiorização de imigrantes venezuelanos em Roraima, será prorrogada por mais um ano. O fim dos trabalhos estava previsto para março de 2019, mas o governador do estado, Antonio Denarium, anunciou, em coletiva de imprensa que ocorreu na quinta-feira (17) na capital Boa Vista, que, por conta do “fluxo muito grande” de migração entre Venezuela e Brasil, a operação será mantida. 

“[Ao fim dos 12 meses] Podemos ter um aumento ou redução da quantidade de abrigos, de acordo com o crescimento ou diminuição da própria migração. A fronteira permanecerá aberta e nós continuaremos atendendo a todo o fluxo de venezuelanos que entre no Brasil”, garantiu o governador.

Ele também destacou a importância da interiorização, isto é, do deslocamento voluntário dos venezuelanos para outras partes do Brasil. A medida fornece soluções de longo prazo para as pessoas necessitadas e alivia a pressão sobre as comunidades e serviços locais no estado de Roraima.

Cinco ministros de Estado (da Defesa, Cidadania, Controladoria-Geral da União, Educação e Saúde) chegaram a Roraima na quinta-feira (17) para uma visita interministerial com objetivo de verificar as ações desenvolvidas com os refugiados venezuelanos no âmbito da Operação Acolhida. Os ministros, além de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, prefeitos e autoridades convidadas participaram de reunião com o governador Antonio Denarium, na capital do estado, Boa Vista.

Nesta sexta-feira (18), a comitiva segue viagem para Pacaraima (RR), onde a Força-Tarefa Logística Humanitária desenvolve atividades na fronteira com a Venezuela.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Defesa, da Casa Civil e do Governo de Roraima

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/Rss-CidadaniaEJustia/~3/aAHg4UMJshc/operacao-acolhida-sera-prorrogada-por-mais-um-ano.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal. ­ Em comemoração ao …