Capela Santa Maria ganha caixa do projeto Jardins de Mel – Prefeitura de Curitiba/PR

As abelhas sem ferrão, atrações principais na manutenção da biodiversidade do planeta, ‘deram uma palhinha’ na Oficina Verde, dentro da programação da 36ª Oficina de Música de Curitiba nesta terça-feira (22/1). A tarde foi marcada pela instalação de uma caixa de abelhas da espécie jataí na Capela Santa Maria.

Quem colocou a caixa e falou mais a respeito do projeto Jardins de Mel, da Prefeitura de Curitiba, foi o agroecólogo e pesquisador do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, Felipe Thiago de Jesus. “Poderíamos falar por quatro horas sobre a importância das abelhas nativas para a biosiversidade”, reconheceu.

O projeto tem como objetivo trazer de volta as abelhas nativas responsáveis pela polinização de boa parte da vegetação também nativa. Com a caixa da Capela Santa Maria, já são 15 pontos dos Jardins de Mel na cidade, somando os pontos presentes em unidades de conservação, como parques e praças, e as das hortas comunitárias.

O público, bastante diverso, fez perguntas, especialmente sobre como ter uma colmeia de abelhas sem ferrão em casa. Para Felipe, é importante esse tipo de oportunidade, porque ainda se conhece pouco a respeito das espécies brasileiras.

O poeta Emanuel Schon Ribeiro reconheceu que não sabia muito sobre as espécies nativas. “Por isso quis aproveitar a Oficina Verde para desbravar esse mundo”, disse. Ele participou mais cedo da aula da chef Vânia Krekniski, sobre aproveitamento integral dos alimentos também.

Sem desperdício

Com o tema Nada se joga, tudo se transforma, a aula trouxe diversos exemplos de uso de cascas e folhas que em geral as pessoas descartam ao cozinhar em casa. “Com as ideias da chef, já estou pensando até mesmo em variar a alimentação e comprar produtos novos”, contou Ribeiro.

A advogada Juliana Coelho Martins também saiu satisfeita da aula da chef. “É muito importante a gente saber como aproveitar essas cascas e sementes em produtos tão saborosos. Além de aplicar na minha chácara, vou passar o conhecimento para outras pessoas”, garantiu.

A transmissão do conhecimento é um pilar importante para a chef Vania. “Essas ações [Oficina Verde] nos fortalecem para levar as informações adiante. Estamos aqui também para mostrar as grandes iniciativas que a nossa cidade tem em alimentação saudável e sustentabilidade”, destacou, com os exemplos dos Jardins de Mel e da Horta do Chef.

Continua

A Oficina Verde segue até domingo (27/1). A programação está disponível no site www.oficinademusica.org.br. Lá também é possível conferir as vagas e fazer a inscrição para os cursos.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/capela-santa-maria-ganha-caixa-do-projeto-jardins-de-mel/49050.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …