No Dia da Visibilidade Trans, documento alerta sobre casos de violência – Prefeitura de Curitiba/PR

A Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba recebeu na tarde desta terça-feira (29/1) um relatório da Rede Trans Brasil com dados noticiados pela imprensa sobre violência e violação dos direitos de pessoas trans.

O relatório foi entregue pela diretora do Grupo Dignidade, Rafaelly Wiest, ao assessor municipal de Políticas de Diversidade Sexual, Allan Johan, no Salão Nobre da Prefeitura. A entrega do documento marcou o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Os dados foram mapeados em 2018 pelos afiliados do Grupo Dignidade de todos os estados e do Distrito Federal, com a participação de integrantes de instituições governamentais e não governamentais espalhadas pelo mundo. De acordo com o levantamento, no Brasil mais de 150 pessoas trans foram assassinadas em 2018 – neste ano já foram seis assassinatos. No Paraná, foram nove casos registrados em 2018.  

Cidadania T

Para marcar a data, também foi lançada na Prefeitura uma campanha de divulgação do Cidadania T, que visa aumentar a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho.

O Cidadania T mantém um banco de vagas e currículos para ampliar a ponte entre empresas e candidatos. “No ano passado tivemos dois cursos de empregabilidade para esse público e acompanhamos mais de 40 casos, sobretudo de adolescentes em conflito familiar e pessoas trans em busca de emprego”, diz Allan Johan.

De acordo com Rafaelly Wiest, a dificuldade começa ainda na formação escolar. “A maioria das pessoas trans não consegue concluir os estudos e ingressar na faculdade por conta da exclusão dentro da escola. O bullying começa desde muito cedo nas escolas e a evasão escolar é grande. Como entrar no mercado de trabalho, que por si só é muito competitivo, se você não tem qualificação?”, questiona Rafaelly.

A data

O Dia da Visibilidade Trans é comemorado no Brasil desde 2004, quando um grupo de ativistas participou do lançamento da primeira campanha contra a transfobia, promovida pelo Ministério da Saúde. O objetivo era ressaltar a importância da diversidade e o respeito ao Movimento Trans que, de acordo com Johan, ainda tem muito o que avançar.

“O Cidadania T tem como objetivo quebrar o círculo de marginalização que marca a vida das pessoas trans (travestis e transexuais)”, diz. “Isso começa com a expulsão de meninos e meninas trans de suas famílias, o abandono escolar, até uma vida de sofrimento nas ruas. Atuamos com sucesso com os adolescentes para que eles tenham a chance de um futuro digno, com inclusão”,  salienta Johan. 

Políticas de Diversidade Sexual

A assessoria foi implementada em 2017 com o objetivo de trabalhar políticas públicas que ajudem a combater o preconceito causado por orientação sexual e identidade de gênero. O trabalho da assessoria abrange seis eixos: assistência social, saúde, trabalho, segurança, educação e cultura. 

Além de prestar assistência direta às vítimas de preconceito, a assessoria busca disseminar princípios da Constituição Federal que vetam discriminação de qualquer ordem e garantem a todo cidadão e cidadã o respeito à liberdade individual.

 

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/no-dia-da-visibilidade-trans-documento-alerta-sobre-casos-de-violencia/49116.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …