Projeto sugere avaliação médica anual para integrantes da GCM

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

De olho na prevenção de problemas de saúde dos integrantes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), o PL (Projeto de Lei) 530/2018, de autoria do vereador Amauri da Silva (PSC), torna obrigatória a realização de uma avaliação médica anual de todo o efetivo da corporação.

Segundo a proposta, os guardas municipais terão de passar por exames clínicos, laboratoriais e psicológicos. Será necessário ainda criar mecanismos de acesso programado para os guardas realizarem o check-up no serviço público de saúde.

Na justificativa do PL, o vereador informa que a taxa de mortalidade por homicídio de um profissional de segurança pública é três vezes superior à de um cidadão comum no Brasil.

Além de uma rotina conturbada, informa o texto proposto, a experiência de conviver com mortes próximas, perseguições em bairros violentos, falta de infraestrutura, entre outros problemas, tornam a profissão uma das mais estressantes.

Com o tempo, o resultado desse quadro, anota o PL, são sequelas na saúde e reflexos no desempenho profissional, normalmente com dores lombares, nos ombros e pescoço, gastrite, pressão alta, além de doenças vasculares e do coração.

“A população precisa desses profissionais em plenas condições para realizar o atendimento de excelência à altura da expectativa da sociedade. Portanto, nada mais justo que os nossos policiais recebam tratamento médico preventivo, periodicamente”, afirma o texto.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Amauri da Silva (PSC). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/projeto-sugere-avaliacao-medica-anual-para-integrantes-da-gcm/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …