Proposta cria escritório de apoio técnico em Subprefeituras para regularização fundiária

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

O PL (Projeto de Lei) 339/2018, de autoria do vereador Alfredinho (PT), propõe a criação do Programa Municipal de Assessoria Técnica para Regularização Fundiária.

O PL proposto prevê a instalação de escritórios de apoio aos munícipes nas Subprefeituras, com o intuito de aprimorar o Programa de Regularização Fundiária de São Paulo, que é administrado pela Secretaria Municipal de Habitação.

A regularização fundiária, como destaca o Projeto, inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de regularizar assentamentos e titular seus ocupantes, garantindo o exercício constitucional do direito à habitação. Com isso, informa a justificativa do PL, será possível fortalecer e descentralizar o conjunto de ações para a regularização fundiária.

O Projeto também autoriza a criação do Programa de Residência Acadêmica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, para ampliar a cooperação entre o Poder Executivo e instituições de ensino. A iniciativa pretende acolher profissionais graduados recentemente e estudantes em programas de extensão universitária e estágio, para a realização de trabalhos técnicos ligados ao tema da regularização fundiária. O programa poderá ainda ser estendido a profissionais graduados em Direito.

Segundo o vereador Alfredinho, o PL é destinado a atender aos moradores de baixa renda, cujos imóveis apresentem alguma irregularidade fundiária ou relativa à edificação no local.

Segundo a definição apresentada no PL, o morador de baixa renda é aquele residente em Habitações de Interesse Social com renda familiar mensal de até seis salários mínimos, conforme a Lei Municipal 16.050/2014.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Alfredinho (PT). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/proposta-cria-escritorio-de-apoio-tecnico-em-subprefeituras-para-regularizacao-fundiaria/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …