Alerta em barragem retira 500 moradores de casa em Barão de Cocais (MG) – Congresso em Foco

Cerca de 500 moradores de Barão de Cocais (MG), a 100 quilômetros de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8) por causa da Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Seco, da mineradora Vale.

A prefeitura do município informou, em nota, que foi acionado o nível 2 de risco da barragem. A decisão foi tomada diante de observações e monitoramentos feitos pela Agência Nacional de Mineração, a Defesa Civil do estado e do município e pela Vale.

O alerta ocorre duas semanas depois o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). Até a última quinta (8), haviam sido confirmados 157 mortos na tragédia, enquanto outros 182 seguem desaparecidos.

De acordo com a nota da prefeitura de Barão de Cocais, a informação até agora é de que há um desnível na estrutura. Seguindo recomendações da mineradora e dos órgãos do setor mineral, os moradores das comunidades do Socorro e áreas próximas foram retirados em ônibus da Vale e veículos de apoio.

A retirada foi feita por precaução, diz a nota. Os moradores foram encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde ficarão abrigados temporariamente.

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Oposição pedirá explicações a Bebianno no Congresso, diz Randolfe – Congresso em Foco

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou em vídeo, neste sábado (16), que a oposição ao …