Alerta em barragem retira 500 moradores de casa em Barão de Cocais (MG) – Congresso em Foco

Cerca de 500 moradores de Barão de Cocais (MG), a 100 quilômetros de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8) por causa da Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Seco, da mineradora Vale.

A prefeitura do município informou, em nota, que foi acionado o nível 2 de risco da barragem. A decisão foi tomada diante de observações e monitoramentos feitos pela Agência Nacional de Mineração, a Defesa Civil do estado e do município e pela Vale.

O alerta ocorre duas semanas depois o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). Até a última quinta (8), haviam sido confirmados 157 mortos na tragédia, enquanto outros 182 seguem desaparecidos.

De acordo com a nota da prefeitura de Barão de Cocais, a informação até agora é de que há um desnível na estrutura. Seguindo recomendações da mineradora e dos órgãos do setor mineral, os moradores das comunidades do Socorro e áreas próximas foram retirados em ônibus da Vale e veículos de apoio.

A retirada foi feita por precaução, diz a nota. Os moradores foram encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde ficarão abrigados temporariamente.

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Líder do governo na Câmara admite que base no Congresso “simplesmente não existe” – Congresso em Foco

O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), garantiu ter uma estratégia de …